Estância Velha – Ida coletiva à Porto Alegre para doações de sangue ocorre neste sábado

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Semsa informa que 22 vagas estão disponíveis para doadores

Estancienses podem realizar doação de sangue neste sábado – Crédito: Divulgação.

Os estancienses doadores de sangue podem marcar na agenda o dia 15 de fevereiro. É neste dia que o micro-ônibus da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa) levará os colaboradores até o Hemocentro em Porto Alegre. A saída será às 7h na unidade de saúde do Centro, ao lado do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV).

Para participar no sábado, basta agendar na Semsa no setor de marcação de transporte, localizada na Rua Farroupilha, 526, no Centro. O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira das 8h às 16h e na sexta-feira das 8h às 15h. Quem quiser, pode ligar para (51) 3561-5643 e informar nome completo e número da identidade. Vale lembrar que são 22 vagas.

A secretária municipal da Saúde, Lenir Reichert, agradece a contribuição e participação de todos. “Ajudar quem precisa é um ato de amor”, comenta.

Os critérios para doar sangue são: estar em boas condições de saúde; Apresentar documento oficial de identidade com foto; O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos; Ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis; Pesar no mínimo 50 kg com desconto de vestimentas; Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa; Ter dormido pelo menos seis horas antes da doação; Não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação; Não fumar pelo menos duas horas antes da doação;

Impeditivos temporários para doar sangue: Gripe ou febre; Gestantes ou mães que amamentam bebês com menos de 12 meses; Até 90 dias após aborto ou parto normal e até 180 dias após cesariana; Tatuagem ou acupuntura nos últimos 12 meses; Exposição à situação de risco para a AIDS (múltiplos parceiros sexuais ou ter parceiros usuários de drogas); Herpes labial.

Impeditivos definitivos para doar sangue: Doença de Chagas; Hepatite após 11 anos de idade; Ser portador do vírus HIV (AIDS), HCV (Hepatite C), HBC (Hepatite B) e HTLV; Uso de drogas injetáveis; Diabetes tipo I, diabetes tipo II e insulinodependente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × cinco =