Estância Velha – Agricultura familiar é tema de encontro

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Reunião ocorreu na sala da Emater

Atividades realizadas neste ano e o planejamento para 2020 estiveram em discussão – Crédito: Divulgação/PMEV.

Na manhã desta terça-feira, 15, foi realizada uma reunião sobre a agricultura familiar na sala da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), em Estância Velha. Em discussão, as atividades realizadas neste ano e o planejamento para 2020.

Ficou definido que em 2020 ocorrerão atividades mais relevantes, trabalhando com mais intensidade na segurança e soberania alimentar nos projetos como o Programação Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e feiras. Além destas demandas, foi tratado sobre a organização rural, juntamente com o trabalho da associação estanciense.

Foi discutido sobre o enfoque em rastreabilidade de alimentos frescos da olericultura e fruticultura com assistência técnica e a intensificação da produção já existente no município. A busca de alternativas para que os agricultores possam atender o mercado institucional e local foi outro tema do encontro.

No próximo ano, o foco será a agroindústria em relação ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF), legalizações, diversificações e incentivo aos processos conjuntos como cooperativas.

Participantes

A reunião foi comandada pela técnica em agricultura da Emater, Mariane Mendes Lopes. Além dela estavam Liandra Lima e o supervisor regional, Rui Rotava, ambos da Emater. Também participaram o secretário municipal do Meio Ambiente e Preservação Ecológica e demais representantes da Secretaria; chefe do Departamento de Agricultura, Adenir Basso; presidente da Associação dos Produtores Rurais de Estância Velha (Aprev), Rosângela Cristina de Oliveira e o vice-presidente, Egon Alan da Silva.

Para o secretário Klaus é necessário cada vez mais preparar os agricultores. “O importante é agregar valor nos seus produtos e dar suporte técnico e por vezes operacional para continuarmos crescendo juntos”, ressaltou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + 17 =