ESTADO – Gabriel Souza assume como novo presidente da Assembleia Legislativa do RS

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Após acordo entre as quatro maiores bancadas, cada presidente tem um ano de mandato

Gabriel Souza, novo presidente da AL RS – Crédito: Divulgação

O deputado Gabriel Souza (MDB) foi eleito e assumiu, na manhã desta quarta-feira (3), a presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A chapa recebeu 50 votos favoráveis e cinco contrários. Gabriel assume no ano de 2021 após um acordo pluripartidário que vem garantindo, ao longo da Legislatura, o revezamento da presidência entre as quatro maiores bancadas, com um ano para cada.

A sessão solene de eleição e de posse foi híbrida, com o uso do plenário e transmissão pela TV e redes sociais. No discurso de posse, o deputado falou sobre a modernização da Assembleia para representar melhor a sociedade. “O povo quer e precisa ser representado, mas quer que seja de verdade, no seu tempo, com a sua velocidade, com as suas dores e com seu olhar. Não no tempo das instituições encasteladas, dos positivos isolados, das redomas corporativas, das ideologias cegas ou das burocracias mofadas”, disse.

Trajetória

Gabriel Vieira de Souza é natural de Tramandaí, e tem 37 anos. É médico veterinário, empresário e mestre em Direito e Cidadania. Liderança jovem do Movimento Democrático Brasileiro, o deputado está no segundo mandato. Foi reeleito em 2018 com a maior votação da bancada (52.953 votos).

Exerceu no primeiro mandato a presidência da Comissão de Constituição e Justiça e de 2016 a 2018 foi líder do governo na Casa, sendo um dos deputados mais jovens a assumir o cargo. Também respondeu pela liderança da bancada estadual do MDB. Antes de ser eleito para a AL-RS, em 2014, foi líder estudantil, presidente da Juventude do MDB-RS, presidente da Juventude Nacional do partido e integrante do Conselho Nacional de Juventude do Governo Federal. Também foi secretário de Planejamento de Tramandaí e secretário-geral da Associação dos Médicos Veterinários do Litoral Norte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *