“É simbólico celebrar o Dia do Trabalhador em uma feira que é exemplo de vocação gaúcha”, diz Leite na Festimalha

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook
Crédito: Itamar Aguiar/Palácio Piratini.

Considerada a maior feira de malha tricot do país e um dos maiores eventos de moda do Estado, a Festimalha deu início nesta quarta-feira (1º/5) à sua 30ª edição. Até o dia 9 de junho, de quintas a domingos, Nova Petrópolis, conhecida como Jardim da Serra Gaúcha, aguarda 80 mil visitantes – quatro vezes a população da cidade.

Presente na cerimônia que abriu as portas do Centro de Eventos do município na manhã deste 1º de Maio, o governador Eduardo Leite destacou a data escolhida para o início do evento: “É simbólico celebrar o Dia do Trabalhador na abertura de uma feira que é exemplo da vocação gaúcha para trabalhar e empreender, gerar riqueza sem esmorecer diante das dificuldades. É isso que queremos homenagear nesta vinda aqui”.

Um total de 66 expositores, sendo 47 malharias locais, esperam vender perto de 360 mil peças de malhas – o equivalente a 45% da produção anual da cidade –, com previsão de faturamento de R$ 17 milhões. A grande expectativa para esta edição, cujo slogan é “Envolva-se”, é pelo frio, principal responsável por esquentar as vendas. No ano passado, a feira amargou queda nos negócios em razão da greve dos caminhoneiros e do atraso na chegada do frio.

Crédito: Itamar Aguiar/Palácio Piratini.

Setor emprega 1,8 mil pessoas

“Gostaria de poder assinar um decreto dando início ao frio”, brincou o governador. “Como não é da nossa competência, nosso governo se compromete com a agenda de desenvolvimento e em dar as condições para que quem empreende possa se desenvolver”, acrescentou.

Reconhecido ainda como Capital Nacional do Cooperativismo, o município serrano tem no setor malheiro seu principal fator de desenvolvimento econômico. O ramo emprega cerca de 1,8 mil pessoas na cidade – a média é de uma malharia para cada 391 habitantes.

“Temos certeza de que o envolvimento de toda nossa comunidade, das malharias à população, dos patrocinadores ao governo do Estado aqui presente, faremos dessa uma feira histórica”, afirmou o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × dois =