Cultivo de Morango é tema de capacitação para produtores de Capela de Santana

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Ação organizada pela Emater/RS foi realizada na localidade de Divisa, em Capela 

Produtores receberam capacitação – Crédito: Divulgação

O Cultivo de Morango foi o tema de uma capacitação realiza na última semana, com agricultores da localidade de Divisa, em Capela de Santana. Organizada pela Emater/RS-Ascar – que atua de forma vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado – a atividade ocorreu na propriedade da família Metzen e teve como objetivo apresentar o fruto como uma alternativa para os produtores, especialmente o cultivo semi-hidropônico, que tem boa aceitação pelo consumidor e uma cadeia produtiva regional bem estrutura.

Responsável pela qualificação, o extensionista da Emater/RS-Ascar Lauro Bernardi também destacou os aspectos econômicos e ambientais da cultura, bem como as perspectivas de mercado. Em Capela de Santana já são três as famílias de agricultores que cultivam morangos, devendo outras investir na atividade. “É por isso que, para o próximo ano, estamos programando qualificações sobre temas variados, como manejo de doenças, adubação, instalações, rastreabilidade vegetal e boas práticas de fabricação, que pretendem dar continuidade a este trabalho”, salienta o extensionista da Emater/RS-Ascar Carlos Maciel.

Morangos
Em relação aos agricultores que já trabalham com morangos, a Emater/RS-Ascar os apoia em ações que visem a redução no uso de produtos agroquímicos com a opção pela aplicação de tratamentos alternativos que diminuam as contaminações. Para os produtores que pretendem ampliar os seus conhecimentos sobre cultivo sem resíduos de agrotóxicos, o Centro de Treinamento de Agricultores de Teutônia (Certa) deverá abrir novas turmas em 2021 para o Curso de Produção de Morango em Substrato. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 99604-4905.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − 4 =