Comissão especial para o combate ao coronavírus cobra informações da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Comissão recebeu denúncia por parte de profissionais da rede municipal de saúde 

Comissão se reuniu na Câmara – Crédito: Jaime Freitas/CMNH

A Comissão Especial de Enfrentamento ao Coronavírus, criada no mês de março, reuniu-se na terça-feira (2), com o diretor-presidente da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), Ráfaga Fontoura, para cobrar informações sobre o combate à Covid-19 pela instituição. A comissão recebeu denúncia por parte de profissionais da rede municipal de saúde sobre as condições de trabalho, em especial dentro da Ala Andorinha (isolada) do Hospital Municipal, e a transferência de pacientes para Porto Alegre, devido à falta de leitos de UTI-SUS.

Entrega  

Com base no Requerimento nº 516/2020, a vereadora Patricia Beck (PP) e o vereador Raul Cassel (MDB), ambos integrantes do colegiado, reunidos pelo presidente da comissão, Enio Brizola (PT), fizeram pessoalmente a entrega do documento, pedindo explicações ao diretor-presidente da FSNH. Na oportunidade, Fontoura comprometeu-se a prestar todos os esclarecimentos peticionados pela comissão, respondendo de imediado algumas questões. Sobre a situação da Ala Andorinha, ele reconhece que há dificuldades em contratar pessoal habilitado, principalmente pela atual conjuntura de enfrentamento ao coronavírus, mas que estão trabalhando para suprir a carência de efetivo. Também justificou aos membros da comissão a transferência de pacientes para Porto Alegre. E, com relação à proteção aos agentes comunitários de saúde, o diretor se comprometeu a emitir nova ordem de serviço para que os profissionais passem a atender presencialmente apenas os casos emergenciais.

Procedimento  

A comissão, composta ainda pelos vereadores Cristiano Coller (PTB), Fernando Lourenço (PDT), Felipe Kuhn Braun (PP), Gabriel Chassot (PSDB) e Gerson Peteffi (MDB), irá reunir-se após o recebimento oficial das informações solicitadas à Fundação para deliberar sobre o assunto. O objetivo do colegiado é colaborar com sugestões de gestão para o combate à pandemia em Novo Hamburgo, visando a garantir um melhor atendimento aos pacientes e diminuir a proliferação do vírus no município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × um =