CBF publica novo calendário e prevê Campeonato Brasileiro até 24 de fevereiro

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Departamento de Competições revê datas e publica agenda de séries A, B, C e D, além de Copa do Brasil e Copa do Nordeste  

Fluminense e Flamengo decidiram a Taça Rio nesta quarta-feira no Rio de Janeiro – Crédito: Lucas Merson/Fluminense FC

A CBF publicou na manhã desta quinta-feira (9) nova versão do calendário de competições masculinas previstas para o ano de 2020, que só vai terminar em 2021 com ajustes devido à pandemia do novo coronavírus. O encerramento do Brasileirão está previsto para 24 de fevereiro de 2021. 

A agenda da CBF também prevê datas Fifa para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Mas sem paralisação das competições nacionais, como seria feito desta vez em 2020 – com exceção do período da Copa América, que terminou adiada para 2021. 

Como todos os clubes já haviam antecipado férias de atletas no mês de abril, não haverá paralisação nas festas de fim de ano, com jogos previstos para fins de semana em 26 e 27 de dezembro, logo depois do Natal, e nos dias 2 e 3 de janeiro, em seguida ao Ano Novo. 

A Copa do Brasil tem semifinais marcadas para 23 e 30 de dezembro. E ainda há outras datas de competições durante o Carnaval, com a 35ª e 36ª rodadas, respectivamente, no sábado e na Quarta de Cinzas. Uma curiosidade: a última rodada do Brasileiro será numa quarta-feira. 

– Este redesenho é a forma que encontramos para entregar o calendário integralmente e garantir o cumprimento dos compromissos assumidos pelos clubes com os detentores de direitos televisivos, patrocinadores e apoiadores – disse ao site da CBF o presidente Rogério Caboclo. 

 

Datas definidas  

A primeira divisão (Série A) será disputada entre os dias 9 de agosto e 24 de fevereiro de 2021. O formato da competição segue mantido, em pontos corridos ao longo de 38 rodadas. Conforme decisão de conselho técnico de clubes, apesar de protestos e limitações de jogos em estados, a Série B vai de 8 de agosto a 30 de janeiro, permanecendo em sistema de pontos corridos e dando acesso a quatro equipes para a Série A do ano seguinte. 

De acordo com a CBF, a Série C será composta por 26 rodadas entre 9 de agosto e 31 de janeiro, atendendo a pedidos de clubes desta competição. “Esta temporada marca a estreia do novo sistema de disputa da competição, aprovado por todos os 20 clubes participantes no Conselho Técnico de março deste ano”, destacou o texto do site da CBF.  Mais enxuta, a Série D tem previsão de início dia 6 de setembro e a data de 7 de fevereiro para o encerramento. 

O reinício da Copa do Brasil está previsto para 26 de agosto. Ainda faltam 11 datas. A Copa do Brasil vai até 10 de fevereiro. A Copa do Brasil será reiniciada com os jogos de volta da terceira fase e segue com o mesmo regulamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + dezenove =