Capela de Santana registra caso de chikungunya autóctone

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Doença tem sintomas parecidos com a dengue

Aedes aegypti é o mosquito transmissor da doença – Crédito: Divulgação.

A dengue está cada vez mais próxima do gaúcho. No Rio Grande do Sul, conforme o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado em 31 de agosto, já são 1.278 casos confirmados de dengue no ano. No Vale do Caí já foram registrados alguns casos. E vários municípios da região estão entre os considerados infestados pelo aedes aegypti.

Em Capela de Santana foram encontradas larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Ainda no município, foi registrado o primeiro caso no Estado de chikungunya autóctone (contraída no próprio município). Ao todo, foram 10 casos da doença em todo o Rio Grande do Sul, porém, o único contraído no próprio município ocorreu em Capela. A doença tem sintomas parecidos com a dengue e também é transmitida pelo aedes aegypti.

Prevenção

A prevenção ocorre evitando deixar água parada e fazendo a limpeza de áreas como terrenos baldios, caixas de água, piscinas; não deixando lixo nos locais e qualquer objeto que possa servir de criadouro de mosquitos;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 1 =