Capela de Santana comemora 33º aniversário

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Emancipação do município completou 33 anos no último dia 8 

Capela de Santana comemora mais um aniversário – Crédito: Divulgação

No último dia 8, Capela de Santana comemorou 33 anos de emancipação. Até 1987, o então distrito pertencia a São Sebastião do Caí. 

O povoamento da região, onde hoje se localiza o Município de Capela de Santana, iniciou-se “correndo os anos de 1738 e 1745”. Em 1846 era criada a Vila de São Leopoldo e Santana do Rio dos Sinos passou a ser o 3º Distrito. Desanexado de Porto Alegre, a quem estivera ligado desde o início do século, o 3º Distrito de São Leopoldo abrangia a maior parte do atual município de São Sebastião do CaÍ.

A Lei nº 142, de 18 de julho de 1848, desmembrava da Freguesia de Santana do Rio dos Sinos as Picadas do Hortêncio, Nova e Quatorze, de colonização alemã, para formar a freguesia de São José do Hortêncio.

De Santana do Rio dos Sinos a Capela de Santana 

Com a criação do município de S ao Sebastião do Caí, Capela de Santana passou a ser o 4º Distrito. A Lei Municipal nº 103 de 05 de outubro de 1951 adotou o nome de Capela de Santana para a antiga Santana do Rio dos Sinos. Sendo Santa Ana a padroeira e tendo a comunidade se desenvolvido ao redor de sua Capela, nada mais certo que esta seja a denominação oficial.

Emancipação  

A campanha para a emancipação de Capela de Santana teve seu início no dia 25 de maio de 1985 em uma histórica reunião realizada no salão Paroquial, onde na ata realizada nesta oportunidade contou com mais de trezentas assinaturas. Entre outras decisões importantes tomadas pela Assembléia Geral, foi eleita a comissão emancipacionista que deveria levar avante o movimento. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *