Campo Bom – Prefeitura adquire 2 mil testes rápidos para diagnóstico de Covid-19

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Duzentos dos novos testes foram recebidos na segunda-feira  

Testes já começaram a ser aplicados – Crédito: PMCB

Em Campo Bom, 4,3% da população já foi testada para Covid-19. Visando aumentar esse número, a Administração Municipal adquiriu 2 mil unidades de testes rápidos de anticorpos para Covid-19, com detecção IgG e IgM, que indica se a pessoa teve contato com o vírus e qual o estágio de contaminação. Sabendo que o diagnóstico precoce é um caminho para frear a contaminação comunitária e evitar que os casos se agravem, a compra visa reforçar a estratégia de combate ao coronavírus. O valor unitário foi de R$ 18,90 totalizando um investimento de R$ 37,8 mil o recurso é do Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus, baseado na Lei Complementar 173/2020, de 27 de maio de 2020. A empresa vencedora da licitação foi aprovada nesta segunda-feira (dia 20) e entregou 200 testes, que já estão à disposição da secretaria de Saúde, o restante do montante deve ser recebido nos próximos dias. “Os testes são fundamentais para fazer com que as pessoas mesmo assintomáticas tenham seus diagnósticos garantidos e fiquem em casa. Sem podermos contar com a colaboração da população fica cada vez mais complicado vencermos este momento tão difícil”, destaca a secretária de Saúde, Suzana Ambros Pereira.

Resultados 

Segundo Suzana, os testes serão realizados no Centro de Referência do Coronavírus (Pronto Atendimento – Rua Rodolfo Dick, 107, Centro) e a aplicação será feita em quem teve contato com pessoas que já testaram positivo ou em pacientes que estejam sintomáticos há dias seguidos, os quais demandam rápida definição do quadro clínico. No caso de apontar IgM reagente ou positivo, significa que recentemente o paciente esteve ou está contaminado, o corpo pode ainda estar reagindo ao vírus, já o IgG reagente ou positivo, indica que a pessoa estava infectada dentro de um período de três semanas anteriores e provavelmente já está imunizado.

Cuidado individual segue sendo fundamental 

O prefeito Luciano Orsi enfatiza que a aquisição do exame mais completo é importante no acompanhamento da evolução do vírus na cidade. “Esses dois mil exames permitem um acompanhamento melhor da situação, principalmente por meio dos contatos entre positivos e seus familiares ou amigos que podem ser testados de acordo com critério médico facilitando o isolamento de focos de transmissão”, comenta Orsi. “Considerando que a transmissão é comunitária e que cerca de 80% dos contaminados são assintomáticos, se faz cada vez mais necessário o cuidado individual, mesmo no ambiente familiar e de trabalho, não compartilhando itens pessoais, tomando chimarrão individualmente. Isso para evitar um número maior de contaminações e a perda do controle nos quadros graves, que podem levar a um colapso do sistema de saúde, contra o qual viemos lutando”, finaliza o chefe do Executivo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × quatro =