CAMPO BOM – Poder Legislativo engajado na campanha de sensibilização para a prematuridade

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Novembro Roxo alerta sobre a importância da realização de acompanhamento pré-natal 

Câmara está decorada em alusão ao Novembro Roxo – Crédito: Divulgação

Como tradicionalmente ocorre em todos os anos, o Poder Legislativo participa das campanhas de conscientização Outubro Rosa e Novembro Azul de prevenção ao câncer de mama e próstata, respectivamente.

Mas em 2020 o azul ganhou a companhia do roxo: isso porque a Câmara de Vereadores está valorizando em seus espaços a campanha do Novembro Roxo que, mundialmente, é lembrado como o Mês de Sensibilização para a Prematuridade.

“Este tema tem uma relevância fundamental e o engajamento de todos vai ajudar a contribuir para reduzir as taxas de prematuridade”, enfatiza o presidente do Legislativo, João Paulo Berkembrock.

Além de campanhas em todo o mundo no mês de novembro, o dia 17 foi escolhido como o Dia Mundial de Sensibilização para a Prematuridade. O problema atinge 15 milhões de crianças todos os anos ao redor do mundo. No Brasil, mais de 12% dos nascimentos acontecem antes da gestação completar 37 semanas. Isso significa que 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, o equivalente a 931 por dia. “Precisamos reduzir esses números e garantir uma vida plena para os bebês”, finaliza Berkembrock.

As redes sociais e os espaços comuns do Poder Legislativo como porta de entrada, plataforma elevatória e plenário estão decorados com laço roxo para lembrar da campanha.

Problemas 

Os problemas da prematuridade vão além do baixo peso. O prematuro precisa de cuidados especiais na UTIN, o que aumenta em três vezes o risco de morte e sequelas futuras para sua vida adulta. Observa-se que com os avanços tecnológicos dos últimos anos está aumentando a sobrevida de recém-nascidos cada vez mais prematuros, com possibilidade de sobrevida de bebês que nascem a partir de 25 semanas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × quatro =