CAMPO BOM – Feira do Livro 2020 é um sucesso no formato on-line

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

A 36ª edição do evento foi transmitida ao vivo e de forma gratuita pelo Youtube da Prefeitura e pelo Facebook do Sesc para a comunidade escolar 

Estudantes campobonenses aproveitaram – Crédito: Divulgação

Reinventar a criatividade e incentivar a literatura de forma educativa e inspiradora foi o objetivo da 36ª Feira do Livro de Campo Bom. Mesmo com a pandemia do coronavírus e com as determinações de distanciamento social, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Smec), em parceria com o Sesc, inovou e realizou o evento de forma virtual, o que proporcionou aos alunos a comodidade de estar em suas casas e a experiência da sala de aula, como explica o prefeito Luciano Orsi. “Tivemos retornos muito positivos dos estudantes, assim como fotos deles se engajando durante a feira, acompanhando as contações de histórias e encontros com os autores. É gratificante recebermos esse tipo de retorno, mostra que acertamos em realizar mesmo de forma remota  esse importante evento”, avalia. As atividades se iniciaram no dia 24 e se encerraram na quinta (26).

Exemplo 

Para a diretora de Cultura de Campo Bom, Renata da Silva, a Feira do Livro é um bom exemplo de como cultura e educação estão presentes no dia a dia da escola. “Um livro é muito mais do que palavras impressas numa folha de papel. Ele é arte, imaginação e criação. Na nossa Feira do Livro virtual ficou claro que autores e obras apresentam para cada criança e adolescente um mundo inteiro de possibilidades através da mente, e ficamos felizes em ver a aceitação e a mobilização das famílias nesse formato online. Toda a equipe que tornou possível essa versão online está de parabéns!”, diz. 

A escritora Nana Bernardes participou do primeiro dia de evento e conta que a interação com os estudantes e comunidade em geral foi muito significativa. “Houve efetiva participação e, com certeza, conseguimos promover o encantamento pela leitura e pelas histórias contadas. Ao participar efetivamente da feira, a expectativa que eu tinha não só se confirmou, como foi muito além do esperado. O cuidado com a organização da feira, o carinho e dedicação de todos para que tudo acontecesse da melhor forma foi a grande marca do evento. Participar da Feira do Livro de  Campo Bom foi uma experiência marcante e a confirmação de que a leitura move o mundo e precisa ser prioridade em nossas vidas”, diz ela.

Desafio 

A contista Vitória Wingert realizou a contação de histórias para estudantes da Educação Infantil e para alunos do Ensino Fundamental, até o 5º ano. Ela conta que é a terceira edição que participa e que está sendo uma grande alegria e um desafio realizar a atividade de forma on-line. “Para mim está sendo uma felicidade participar, mas também é bastante desafiador pelo formato virtual. Nós, contadores de histórias, já estamos acostumados com essa interação com as crianças. O roteiro que criamos vai sendo modificado em cada contação, porque cada uma delas é diferente, os alunos vão interagindo, fazendo perguntas, então está sendo desafiador nesse sentido. Fico muito feliz quando, depois que terminam as lives, eu olho as redes sociais e vejo os comentários, a interação das famílias, dos alunos, as fotos deles assistindo”, expressa. Além de Vitória e Nana Bernardes, o evento recebe o contista Alexandre Brito, os escritores Athos Beuren e Carlos Steigleder, além do ilustrador André Neves.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *