Campo Bom – Campo Bom conta agora com Central de Compostagem Comunitária

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Local recebe resíduos de podas e jardinagem da comunidade 

Compostagem é produzida e distribuída pela Central de Compostagem Comunitária – Crédito: Jordana Fioravanti/ PMCB

Um dos problemas enfrentados por quem faz a poda de uma árvore é encontrar o destino certo para os resíduos gerados. Para ajudar nessa tarefa, a Prefeitura de Campo Bom inaugurou na última semana a Central de Compostagem Comunitária. O espaço tem área de 800m² e é voltado ao reaproveitamento de materiais que serão base para compostagens que devem abastecer as hortas comunitárias da cidade. O recolhimento feito com o triturador de podas urbanas da Prefeitura tem parte destinada diretamente à agricultura familiar e agora o restante será base para a compostagem feita na Central, que fica localizada no bairro Aurora, ao lado da Horta Comunitária. O secretário municipal de Meio Ambiente Jeferson Timm afirma que o objetivo é contar com o envolvimento da comunidade no desenvolvimento da compostagem. “E também fazer com que compreendam que nem todo resíduo é lixo, muita coisa pode ser reaproveitada e a compostagem é o fim do ciclo dos resíduos orgânicos”, explica o secretário.

O aposentado João dos Santos, 58 anos, também conhecido pela população local como “João da Horta” cuida da Horta Comunitária do bairro Aurora há quase nove anos e ficou feliz com a novidade. “Anos atrás, antes de ter projetos como esse e o Floração, a Prefeitura precisava comprar compostagem. Hoje a gente produz aqui mesmo, com o que a comunidade traz. Eu me sinto muito bem trabalhando aqui e recomendo que as pessoas participem e venham trocar seus resíduos orgânicos por frutas, verduras, chás”, comenta Santos.

Atendimento  

Para o descarte dos resíduos de poda e jardinagem dos moradores na Central fica estabelecida a disposição de 1m² por pessoa e a ação deve ter autorização prévia da Sema pelo telefone 3598-8643. Os campo-bonenses podem acessar o espaço nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 16h30.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − três =