Busca intensa e filas marcam início da segunda etapa de vacinação contra a gripe

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

1,3 milhão de pessoas fazem parte do público-alvo no RS

Filas no primeiro dia da segunda etapa da vacinação – Crédito: Divulgação

O início da segunda etapa de vacinação contra a gripe, iniciada nesta quinta-feira (16), foi marcado pela busca intensa e filas nos pontos de vacinação. Nesta etapa, estão sendo imunizados doentes crônicos, agentes das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo, portuários, pessoas privadas de liberdade, profissionais do sistema prisional e povos indígenas. Em todo Estado, esse público representa cerca de 1,3 milhão de pessoas, e o objetivo da Secretaria Estadual da Saúde (SES) é vacinar 90% de todo público-alvo.

Em Porto Alegre, 98,5% da meta de vacinação para o público acima dos 60 anos já foi vacinada, o que representa 188,8 mil pessoas. Este grupo já estava sendo imunizado desde o dia 25 de março, assim como profissionais da saúde, os quais já superaram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde na Capital, 81,6 mil doses aplicadas.

Além da vacinação nos postos de saúde, também foram realizadas imunizações nos oito pontos de drive thru, no qual a vacinação é feita dentro do carro. Este modelo vem sendo adotado desde a primeira etapa de vacinação, e a procura tem sido alta nestes locais. Um dos mais procurados é o Santa Cecília, localizado no estacionamento de uma rede fast food na avenida Ipiranga.

O Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) aponta que o Rio Grande do Sul já vacinou 1,6 milhão de pessoas, o que representa 32% da cobertura vacinal estimada pelo Ministério da Saúde. A terceira etapa de vacinação começa no dia 9 de maio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − quatro =