Brasil possui 12,5 milhões de desempregados segundo IBGE

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Trabalho por conta própria e emprego sem carteira assinada seguem em índice recorde

Brasil ainda tem 12,5 milhões de desempregados – Crédito: Divulgação.

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 11,8% no trimestre encerrado em setembro, atingindo 12,5 milhões de pessoas, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa é a mesma registrada no último trimestre, mas menor que os 12% registrados no trimestre terminado em junho. Na comparação com o mesmo período de 2018, a taxa de desemprego sofreu leve redução, de 0,1 ponto percentual. O número de desempregados recuou em 100 mil na comparação com o mês anterior: em agosto, eram 12,6 milhões de desempregados.

 

Informalidade

Segundo o IBGE, o desemprego segue persistente e as vagas criadas são precárias. Na comparação com o mesmo trimestre de 2018, houve aumento de 1,5 milhão de pessoas na população ocupada, que atingiu o recorde de 93,8 milhões – mas essa alta segue sendo puxada pela informalidade, que ficou em 41,4% em setembro (mesma taxa dos três meses encerrados em agosto), e vem crescendo nos últimos anos.

 

Falta trabalho para 27,5 milhões

A taxa de subutilização da força de trabalho ficou em 24% no trimestre encerrado em setembro, um recuo de 0,3 ponto percentual em relação a agosto, mas estatisticamente estável frente ao mesmo período de 2018. Isso significa que ainda falta trabalho para 27,5 milhões de brasileiros – 1 milhão a menos que três meses atrás, mas 300 mil pessoas a mais que há um ano. Na comparação com o trimestre anterior, diminuiu em 300 mil o número de trabalhadores subocupados por insuficiência de horas.

 

Entre os subutilizados, o IBGE aponta que:

  • 12,5 milhões estão desempregados
  • 4,7 milhões são desalentados (desistiram de procurar emprego)
  • 7 milhões trabalham menos horas do que gostariam
  • 3,1 milhões fazem parte da força de trabalho potencial (estão disponíveis, mas não podem assumir uma vaga por algum motivo)

26 thoughts on “Brasil possui 12,5 milhões de desempregados segundo IBGE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *