Ucrânia não cumpriu acordo preliminar de paz, diz Putin.

Presidente afirmou que o resultado depende do compromisso de ambos os países cumprirem com suas partes das negociações.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que a Ucrânia não tem interesse em cumprir os termos para um acordo de paz. Representantes dos países se reuniram em 29 de março, e concordaram em reduzir ataques em Kiev. No entanto, Putin afirmou que depois da retirada das tropas russas, as autoridades ucranianas recuaram nos acordos.

Nesta terça-feira (19), o líder russo se encontrou com os presidentes do Irã, Ebrahim Raisi, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan. Os 3 líderes reafirmaram aliança para resolver conflito na Síria. Depois da visita ao Irã, Putin disse que Erdogan afirmou estar disposto a organizar uma conversa entre a Rússia e o líder ucraniano Volodymyr Zelensky. O chefe de Estado da Rússia disse que Erdogan está fazendo “esforços” para criar as “condições necessárias para normalizar a situação”.
Putin afirmou ser grato aos Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita por oferecerem “seus serviços de mediação”, e aos “esforços” da Turquia. “Agradecemos a todos os nossos amigos interessados em resolver esta crise”, afirmou. Apesar disso, segundo Putin, a conciliação entre Rússia e Ucrânia depende de ambas as partes cumprirem com as negociações. “O resultado final depende, claro, não de intermediários, mas do compromisso das partes em cumprir com os acordos alcançados. E podemos ver hoje que as autoridades de Kiev não têm interesse nisso”, afirmou.
Também nesta terça-feira (19.), o negociador russo Leonid Slutsky afirmou que a Rússia apresentará “condições mais duras” se as negociações com a Ucrânia retomarem.
Segundo Slutsky, o governo ucraniano não “mostrou disposição” para novas tentativas. “As condições do nosso lado serão mais duras tanto na desmilitarização quanto na desnazificação. Mais duras na essência e na hora de sua execução. Enfatizo que isso é se o processo de negociação for retomado”, falou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

16 + 15 =