Região Metropolitana de Porto Alegre debate implantação das cidades inteligentes

Prefeituras e especialistas apresentam soluções e iniciativas que visam melhorar a eficiência dos serviços públicos. Famurs e Amvars apoiam Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

A modernização das administrações municipais na Região Metropolitana de Porto Alegre será tema tratado por prefeitos, gestores e especialistas que participam, na próxima quinta-feira (21), em Campo Bom, durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Campo Bom.

É o primeiro evento presencial realizado pela RCD no Estado desde o início da pandemia. O diretor da RCD, José Marinho, lembra que momento é importante para a implantação de novas tecnologias que garantam maior eficiência da máquina pública e geração de oportunidades de crescimento social e econômico. “A pandemia acelerou a necessidade do uso de ferramentas para gestão e relacionamento com os cidadãos. Não existe mais espaço para uma administração analógica, por isso o objetivo do Fórum é proporcionar a troca de experiências e facilitar o acesso a tecnologias inovadoras que podem contribuir com a transformação digital dos municípios’, ressalta.

Apoiado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars), o Fórum contará com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Joel Maraschin, que fala sobre o investimento em matrizes energéticas como base para atração de investimentos nos municípios, e do diretor de Empreendedorismo Inovador na Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Cesar de Oliveira Pinto. Ele apresenta detalhes de como as Prefeituras do Estado podem utilizar o Contrato Público para Soluções Inovadoras (CPSI).

O CPSI é uma das apostas instituídas dentro do Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador, sancionado em junho de 2021, que veio com a proposta de facilitar a implantação de novas tecnologias nos municípios. “O contrato realmente tem muito potencial de estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras para municípios. A Lei de Licitações tradicional tem muita exigência que dificulta a entrada de startups e pequenas empresas e o contrato público diminui essas exigências”, observa.

O presidente da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, destacou a importância de fomentar o ambiente de inovação e transformação digital das cidades. “A inovação é uma das principais bandeiras de nossa gestão aqui na Famurs. Estar ao lado do prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi neste importante evento é uma honra e vai contribuir com o desenvolvimento dos municípios gaúchos”, frisou o presidente da Famurs.

Inovações nas cidades – Entre os casos de sucesso confirmados no encontro estão o de Caxias do Sul, Dois Irmãos, Novo Hamburgo e Porto Alegre. O prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, destaca investimento de mais de cinco milhões em tecnologias educacionais que vão desde a notebooks, kits de robótica, lousas digitais a melhorias na conectividade nas escolas. “No caminho que o aluno percorre dentro da trilha de ensino da rede municipal de Campo Bom, ele é instigado a identificar, desenvolver e aprimorar suas capacidades, com foco principal no empreendedorismo, criatividade e tecnologias”, afirma o prefeito Luciano Orsi.

Prefeitos Inovadores – Durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, a Rede Cidade Digital também realiza a entrega do título de Prefeito Inovador 2022. Para a seleção, foram considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública como forma de melhorar na prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe e o impacto no desenvolvimento das cidades.

A relação de prefeitos selecionados pode ser conferida no Instagram na Rede Cidade Digital: https://www.instagram.com/redecidadedigital

Inscrições gratuitas – As inscrições para o Fórum são gratuitas para servidores públicos e representantes de entidades/universidades. Elas podem ser feitas através da plataforma https://www.sympla.com.br/rcd. O evento tem o patrocínio ouro da 1Doc e Perfilcomp; patrocínio prata do Aprova Digital, ABase Sistemas, Delta Gestão Pública, Evolution Tecnologia, Gove, IPM Sistemas, Sigma Telecom e Furukawa; e o apoio institucional da Farmurs e Amvars.

Serviço:

Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana de Porto Alegre

21 de Julho – Campo Bom

Inscrições gratuitas para servidores públicos e representantes de entidades/universidades: https://www.sympla.com.br/rcd

Informações pelo WhatsApp(41)3015-6812

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito − 3 =