Novo Hamburgo integra pesquisa estadual sobre transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis

Novo Hamburgo está entre os 57 municípios selecionados para participar do Projeto Atitude, estudo desenvolvido pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, uma importante ferramenta como fonte de informações que poderá ser usada para o direcionamento de políticas públicas para o controle da epidemia de HIV/AIDS, sífilis e hepatites virais no Estado.

A proposta é identificar os fatores comportamentais associados à continuidade da cadeia de transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Para coletar dados para o estudo, profissionais do Hospital estão percorrendo 256 residências da cidade, acompanhados de agentes comunitários de saúde. Os moradores, caso aceitem, serão entrevistados e também terão amostra de sangue coletada. Essa amostra é para uma testagem gratuita e os resultados serão enviados para o entrevistado posteriormente. As visitas começaram nesta terça-feira, 12, e se estendem até meados de agosto.

As equipes estão devidamente identificadas com colete, chapéu e mochila com identidade visual do projeto. “Além disso, todos cumprirão os protocolos de biossegurança relativos à prevenção contra o coronavírus e também estarão testados, com resultado negativo para o vírus antes de saírem a campo”, como explica o coordenador da pesquisa, Jonas Mariano.

Em caso de dúvida, o número (51) 3537-8092 está à disposição da população em caso de dúvida. A pesquisa em Novo Hamburgo tem apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo. Mais informações sobre o Projeto podem ser obtidas com o coordenador Jonas, pelo telefone (51) 9-8628-5885.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × cinco =