Novo Hamburgo integra o sistema Tudo Fácil Empresas

Adesão ao sistema permite abrir empresas individuais ou limitadas de baixo risco em até 10min

Novo Hamburgo é a primeira cidade do Estado, depois de Porto Alegre, a integrar o sistema Tudo Fácil Empresas, plataforma do Governo do Estado que permite abrir empresas individuais ou limitadas de baixo risco até 10 minutos diretamente no portal da Junta Comercial, Industrial e de Serviços do RS.

O ato de lançamento da plataforma no município ocorreu na segunda-feira (9), no Centro Administrativo. 

Disponível desde a última terça-feira (10) no endereço https://portalservicos.jucisrs.rs.gov.br/,  a plataforma agiliza a abertura de empresas por meio da análise de itens como viabilidade do endereço, liberação de licenças ambiental, sanitária e junto ao Corpo de Bombeiros, concluindo com a criação do CNPJ na Receita Federal. 

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa-Rodrigues, que representou a prefeita Fátima Daudt no ato, destacou o avanço gradativo do município na agilização de processos de abertura de empresas até chegar à otimização por meio da nova plataforma de serviços.

“Em 2017, o tempo de espera para abrir uma empresa era de 480 dias; fomos reduzindo até chegar a estes dez minutos.”

Além da secretária municipal, participaram do ato o secretário municipal de Administração, Fauston Saraiva; o gerente regional dos Vales do Sinos, Caí e Paranhana do Sebrae-RS, Marco Copetti; o coordenador do DescomplicaRS da Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão, Tomás Holmer; e os secretários estaduais de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, e de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum.

“Iremos lançar o programa em 32 cidades do interior do Estado. Novo Hamburgo foi a mais rápida de todas, fazendo a integração dos sistemas municipal e estadual e adequando sua legislação e processos. Por isso estamos começando por aqui”, explicou Tomás Holmer. 

Segundo ele, o sistema beneficia atualmente 566 atividades, ou 70% do total, e que a proposta é aumentar para mais de 700, subindo para 80% do total.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 + dezoito =