É tempo de kerb em Estância Velha

Festival inicia nesta sexta-feira (29) e reunindo diversas atrações neste e no próximo fim de semana

Tudo pronto para o 39º Festival de Kerb de Estância Velha, que inicia nesta sexta-feira (29) e reunirá atrações artísticas, recreativas e gastronômicas durante dois fins de semana. 

Na primeira noite, a festa será conduzida pela banda Rainha Musical (confira a programação deste fim de semana). O grupo, que em todo o baile que toca reúne um público fiel de fãs, sobe ao palco na Vila Germânica, junto ao Pavilhão de Atividades Culturais (PAC), às 20 horas. 

Antes da banda pisar no palco, às 19 horas ocorre a solenidade de abertura do Festival, com a presença de autoridades de toda a região e do Estado e a animação da Banda Municipal. Os portões do evento abrem às 17 horas. 

O Kerb deste ano também quer ficar reconhecido como o festival da solidariedade. A comissão organizadora decidiu arrecadar alimentos não-perecíveis para distribuir às famílias em situação de vulnerabilidade social da cidade. Por isso, no primeiro dia, o valor do ingresso será substituído por 1 kg de alimento.

“O que for arrecadado será encaminhado para a Secretaria de Desenvolvimento Social, que se encarregará de fazer a distribuição dos alimentos às famílias cadastradas nos programas sociais do município”, garante o prefeito Diego Francisco. 

“Estamos otimistas com essa ação. Nossa expectativa é de que sejam arrecadadas de três a cinco toneladas de alimentos, o que fará a diferença na vida de muitas famílias estancienses”, afirma o diretor do Departamento de Turismo, Maicon Dutra. 

O Festival do Kerb acontecerá no entorno da Praça 1º de Maio e na quadra do Pavilhão de Atividades Culturais (PAC). Essa área será fechada com gradis, para que seja possível manter o controle do acesso de pessoas ao local. 

Coroação do rei e abertura do primeiro barril

Neste primeiro final de semana de festival, outra solenidade importante e que já faz parte do ritual de Kerb, ocorre no domingo (1º). Pela manhã, após a celebração de culto ecumênico e desfile da comitiva de Kerb pelas ruas centrais da cidade, será realizada a coroação do Casal Rei do Kerb. Na sequência, haverá o ato simbólico de abertura do primeiro barril de chope da festa.

O culto inicia às 9 horas, na igreja IECLB. Já a solenidade de coroação do rei e abertura do primeiro barril está prevista para iniciar às 11 horas.

Área central pronta

Os preparativos para uma das principais festas do município mobilizaram dezenas de voluntários desde a última semana para deixar a área central pronta para receber os festeiros. Enquanto uma equipe confeccionava a decoração, outro time se empenhou em instalar os adereços. 

“São mais de 50 voluntários trabalhando todos os dias, em turnos, para preparar tudo. Ainda temos as empresas terceirizadas com suas respectivas equipes empenhadas na montagem da estrutura de palco, som e luz”, explica o prefeito Diego Francisco, que tem dedicado tempo para participar da comissão organizadora. 

Durante os dias de festa, a estimativa da comissão organizadora é de que 100 voluntários trabalhem para atender o público, desde o atendimento na bilheteria até na venda de tickets de chope. 

Ingressos populares

Nesta sexta, no sábado e no domingo, e nos dias 6 e 7, o valor dos ingressos será de R$ 10 (no primeiro do festival, o valor do ingresso poderá será convertido por 1 kg de alimento não-perecível). 

No dia 8, quando acontece show nacional com a dupla Vitor e Luan, o valor do ingresso será de R$ 15. 

Os festeiros que forem trajados com traje típico alemão completo, pagarão somente metade do valor do ingresso. 

Também pagarão meia-entrada estudantes que apresentarem a carteirinha, idosos com mais de 60 anos, doadores de sangue que comprovarem e pessoas portadoras de necessidades especiais.

Programação deste fim de semana

Sexta-feira

18h – Início das atividades do Festival

ABERTURA DO 39° FESTIVAL DE KERB 2022

19h – Abertura Solene com a Banda Municipal

20h às 22h – Baile com animação da banda Rainha Musical

Sábado 

7h – Abertura da Feira do Produtor Rural

8h – Jogos Germânicos das Escolas da Rede Municipal

Local: PAC

9h – Festwagen – Saída da Avenida 7 de Setembro

13h – Início das Atividades do Festival

Abertura das Feiras de Produtos da Terra, Agroindústria, Artesanato e Comercial

Local: Praça 1º de Maio e PAC

14h30 – Início das Apresentações dos grupos de danças folclóricas alemãs

Local: Palco da Praça 1º de Maio

16h – Início do Baile com polonaise e apresentação dos reis do Kerb

Local: PAC

ANIMAÇÃO PALCO VILA GERMÂNICA – PAC:

15h – Banda Típica Alemã Orquestra La Montanara

18h – Banda Indústria Musical

20h – Banda Típica Alemã Munich

22h – ENCERRAMENTO

Domingo

9h – Culto Ecumênico de Kerb na IECLB

10h – Desfile da Comitiva de Kerb pelas ruas centrais da cidade – Participação: Banda Municipal

11h – Transmissão da faixa ao novo casal Rei do Kerb e abertura do primeiro barril de chope

12h – Almoço Oficial de Kerb na Comunidade Evangélica

Local: OASE

12h – Almoço de Kerb nos demais restaurantes da cidade

13h – Início das Atividades do Festival

Local: Praça 1º de Maio

16h – Primeira eliminatória do Concurso de Chope em Metro

Local: Praça 1º de Maio

18h – Concurso Gastronômico A Melhor Cuca da Cidade – Categoria: Caseira

Local: Palco da Praça 1º de Maio

ANIMAÇÃO PALCO VILA GERMÂNICA – PAC:

14h30 – Grupo Festerê

17h30 – Banda Tchê Chaleira

20h – Baile com a Super Banda Choppão

22h – ENCERRAMENTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × 1 =