Abicalçados anuncia realização da feira da indústria calçadista brasileira

Primeira edição ocorrerá em novembro de 2023 no RS, apresentando coleções de outono e inverno

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) anunciou nesta quarta-feira (27) a realização da feira da indústria calçadista brasileira. A primeira edição do evento ocorrerá em novembro de 2023 no Rio Grande do Sul, apresentando as coleções de outono-inverno 2024. A segunda edição também já tem data marcada: será em maio de 2024 em São Paulo, com os lançamentos de primavera-verão 2024/2025.

Segundo a Abicalçados, a iniciativa empresarial surgiu depois de ouvir demandas da indústria e o varejo sobre a dinâmica das mostras calçadistas nacionais. 

Em conjunto com um comitê de empresários, a entidade setorial formatou uma série de premissas para a construção de um novo evento que atenda a uma das principais solicitações do mercado: a otimização das feiras setoriais no Brasil. 

Segundo o presidente-executivo da entidade, Haroldo Ferreira, alguns dos critérios para a condução desse novo evento foram o foco em conexões e negócios, a transparência na política de comercialização de espaços, uma nova proposta de zoneamento que favoreça a circulação de compradores, o engajamento dos empresários nas decisões e a redução de custos aos expositores para que, de fato, aconteça a otimização do calendário com duas mostras anuais. 

Para Ferreira, a missão primordial da Abicalçados, enquanto representante do setor calçadista, é ouvir e trabalhar as demandas da indústria. 

“A proposta de reorganização do calendário de feiras de calçados no Brasil visando melhoria nos investimentos e nos resultados de negócios entrou na nossa pauta. Além disso, a organização de feiras setoriais por entidades representativas é uma tendência internacional porque fortalece cada setor”, comenta o dirigente, ressaltando que os recursos oriundos das feiras serão revertidos para o desenvolvimento da indústria. 

“A feira, que não é da Abicalçados, mas sim, dos empresários do setor calçadista nacional, fará parte da engrenagem do desenvolvimento da atividade”, acrescenta Ferreira.

A organização da feira nacional da indústria calçadista foi tema de reunião do novo Conselho Deliberativo da Entidade, empossado nesta quarta-feira, dia 27. O grupo analisou as propostas das empresas promotoras nacionais e internacionais que participaram do processo de concorrência, iniciado em março, e a vencedora deve ser anunciada nos próximos dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 − 14 =