Cidades promovem ações contra a dengue

Três municípios da região retomam, já a partir deste sábado (19), ações para combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Em Ivoti, Estância Velha e Novo Hamburgo, as iniciativas serão realizadas em função do aumento de número de casos confirmados e suspeitos.

A Prefeitura de Estância Velha voltará ao bairro Sol Nascente para seguir o mutirão de limpeza para combater o avanço do mosquito da dengue no município. A ação ocorrerá também em parte do bairro Rincão dos Ilhéus, entre as 8 e 11 horas. 

“Mantemos o foco no Sol Nascente e bairro adjacentes, pois concentram o maior número de casos. Precisamos da participação da comunidade para reduzir a quantidade de focos do mosquito”, explica Eliane Fleck, coordenadora da Vigilância em Saúde. No primeiro mutirão realizado no bairro, a Secretaria de Obras recolheu onze caçambas de entulhos e lixo nas ruas e nas calçadas, totalizando em torno de 100 m³ de lixo. 

Além de fazer o trabalho de limpeza, agentes de endemias e de saúde irão visitar as residências para vistoriar os pátios em busca de possíveis focos do Aedes aegypti. “O número de moradores que se recusam a receber os agentes vem diminuindo nos últimos dias, mas ainda há aqueles que negam o acesso, o que só favorece ao mosquito”, lamenta Eliane. Por isso, o pedido da Prefeitura é para que os moradores colaborem. 

Atualmente, Estância Velha está com 18 casos confirmados e 196 casos suspeitos de dengue. Doze dos casos confirmados são de moradores que residem no Sol Nascente e no Rincão dos Ilhéus.

Ivoti terá mutirão com participação da comunidade

Neste sábado (19), a Secretaria Municipal de Saúde de Ivoti promoverá, das 8 às 12 horas, mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti nos bairros. A comunidade está convidada a participar voluntariamente. O ponto de encontro será no pátio da UBS Central. Em casos de chuva, a ação deverá ser cancelada.

O objetivo da ação, segundo a Vigilância em Saúde, é recolher materiais inservíveis e diminuir a presença de objetos que armazenam água, eliminando o surgimento de criadouros do mosquito, além de orientar a população sobre a importância de não dar condições para que o mosquito se reproduza.

A orientação é para que os moradores separem e coloquem em suas calçadas todos os itens inservíveis que possam acumular água. Veículos da prefeitura irão recolher os materiais. A Vigilância também orienta a população a manter as piscinas limpas e tratadas. 

Além disso, plantas que possam reter água, como bromélias, precisam ser jateadas com água da mangueira duas vezes na semana durante o verão, para realizar a troca da água reservada nelas.

Casos

Do total de 59 casos notificados, Ivoti tem 6 confirmados e 52 aguardando resultados (um caso resultou negativo na contagem).

Novo Hamburgo intensifica combate ao mosquito

A Secretaria Municipal de Saúde de Novo Hamburgo (SMS) intensifica nos próximos dias as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. O objetivo é enfrentar o aumento de casos registrados no município e no Vale do Sinos nas últimas semanas. 

A partir desta sexta-feira (18), começa a aplicação de inseticida pela cidade para diminuir a presença do mosquito nos locais com casos confirmados de dengue. O primeiro bairro a receber a pulverização é parte do Boa Vista, a partir das 18 horas. 

A orientação da SMS é que, durante a aplicação, as pessoas não saiam para a rua ou permaneçam nos fundos do imóvel, que mantenham portas e janelas abertas para que o produto possa atingir os mosquitos de dentro de casa, que protejam os animais, além de proteger potes de comida e água, e confiram se as caixas de água estão bem fechadas. Um carro de som passará pelas ruas do bairro informando sobre os locais de pulverização.

Já no sábado (19), a partir das 6 horas, parte do bairro Santo Afonso receberá a aplicação do inseticida e na segunda-feira (21), a partir das 18 horas, o bairro Operário. A pulverização nos locais será cancelada em caso de chuva e ventania no dia. A SMS informa que o inseticida aplicado é seguro e indicado pelo Ministério da Saúde.

Projeto de prevenção segue atuando 

O Projeto de Prevenção e Combate à Dengue, realizado pela parceria da Prefeitura de Novo Hamburgo e a Universidade Feevale, segue atuando fortemente pelo município. Os agentes estão devidamente identificados com coletes e crachás do projeto. A SMS solicita a colaboração da população para que os recebam em suas casas e deixem eles ajudarem a identificar possíveis focos do mosquito.

Casos

Novo Hamburgo contabiliza 35 casos confirmados no município e outros 54 suspeitos que aguardam confirmação pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 × 3 =