Aprovada em primeiro turno criação de cadastro para adoção de animais

Proposta prevê criação de catálogo com informações sobre o animal objeto de adoção

Apesar da ausência do autor Cristiano Coller (PTB), a Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade na última quarta-feira (9), em primeiro turno, projeto de lei que institui no município um cadastro para a doação e adoção de animais. O intuito da proposta é combater o abandono e incentivar a posse responsável. O instrumento deverá ser disponibilizado no site da Prefeitura.

Conforme o Projeto de Lei nº 90/2021, o catálogo deverá conter foto do animal, nome, idade aproximada, cor, peso, porte, se é castrado ou não, e o contato do doador. O acesso ao cadastro será exclusivo aos moradores da cidade. A matéria ainda será analisada em votação final na próxima segunda (14), quando Coller poderá defender a proposta em plenário. Mantida a aprovação e havendo a sanção da prefeita Fátima Daudt, a norma entrará em vigor 60 dias após sua publicação.

Ausências – Cristiano Coller não pôde participar da sessão desta quarta-feira em virtude de uma agenda externa. O presidente do Legislativo representou a Câmara em reunião de uma frente parlamentar que defende a criação de um hospital federal na região. Além de Coller, outros três vereadores também desfalcaram a composição titular da legislatura. Gerson Peteffi (MDB) e Ito Luciano (PTB) não compareceram devido a problemas de saúde. Ito permanecerá afastado até o dia 21, período em que é substituído por Nor Boeno (PTB). Já Peteffi deve retornar normalmente na próxima sessão.

A quarta ausência foi a do vice-presidente Fernando Lourenço (PDT), licenciado do cargo ao longo da semana por motivos particulares. Ele deu lugar ao suplente Ico Heming (PDT). 

Onze agraciadas recebem título de Mulher Cidadã 

A solenidade de entrega do título de Mulher Cidadã de Novo Hamburgo, na Câmara Municipal, foi realizada no Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Na sessão solene, onze agraciadas de diferentes áreas receberam o reconhecimento. A mesa de honra foi composta pelo presidente do Legislativo, vereador Cristiano Coller (PTB); pela prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt; e pela secretária de Obras, Greyce da Luz – a primeira mulher a conduzir a pasta na história da cidade. 

Foram homenageadas as seguintes mulheres: Realda Frohlich, Marilde dos Santos Martins, Graziela Marisa Pruch Gonçalves, Cristina Pletsch, Jacinta Rubenich da Costa, Silvia Berigula, Amanda Honorato Fernandes, Liliane Teresinha Adriano, Veraide Eloí Gehm Hinkel, Lucila Franzen e Eliane Terezinha dos Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

17 − 5 =