Crianças hamburguenses sem comorbidades já podem se vacinar contra a Covid-19

Na última quarta-feira (26), Novo Hamburgo deu início à vacinação de crianças de 6 a 11 anos sem comorbidades com o imunizante da CoronaVac. A dose aprovada da vacina, produzida a partir do vírus inativado, é a mesma usada para adultos, com um intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda aplicação. “Este é um importante passo na proteção de nossas crianças. Convidamos pais e responsáveis a aproveitar a oportunidade e ampliar a cobertura vacinal em suas famílias. Protejam quem vocês amam”, enfatiza o prefeito em exercício, Márcio Lüders. 

A aplicação da vacina é realizada mediante agendamento, em oito unidades de saúde do município: UBS Canudos, UBS Santo Afonso, UBS Kunz, USF Kephas, USF Boa Saúde, USF Lomba Grande, USF Rondônia e USF Petrópolis. Nestas unidades de saúde, o agendamento pode ser realizado em qualquer dia da semana por telefone ou presencialmente. 

A vacinação das crianças ocorrerá sempre conforme o agendamento no turno da manhã nas segundas, quartas e sextas-feiras. Não serão vacinadas crianças fora do agendamento. Nestes três dias da semana não haverá a imunização de adultos no turno da manhã nas oito unidades. A imunização será retomada para este público no turno da tarde.

A partir de segunda-feira, dia 31, todas as unidades de saúde do município estarão aplicando o imunizante mediante agendamento. “A procura de pais e responsáveis tem sido grande. Isso é muito bom, pois demonstra o comprometimento dos hamburguenses com a imunização de nossas crianças”, destaca o prefeito em exercício, Márcio Lüders. 

Na sexta-feira passada, o Ministério da Saúde incluiu o imunizante para esta faixa etária no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), conforme aprovado ainda em dezembro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Com a pactuação para utilização da CoronaVac na vacinação de crianças e adolescentes temos a possibilidade de acelerar o processo vacinal dessas faixas etárias e consequentemente imunizar de forma mais eficiente essa parcela significativa da nossa população. Vacinar as crianças é também proteger adultos e idoso”, explica o secretário da Saúde Naasom Luciano. 

Novo Hamburgo conta com doses suficientes de CoronaVac para atender boa parte do público infantil.

 

Casa da Vacina imuniza crianças com comorbidades

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, em que o imunizante indicado é o da Pfizer pediátrica, passa a ser realizada exclusivamente na Casa da Vacina, também mediante agendamento. Crianças com 5 anos sem comorbidades também serão imunizadas no local, já que a vacina a ser aplicada neste público também é a da Pfizer, que na versão pediátrica tem o frasco na cor laranja. A dose a ser aplicada é de 0,2ml. O intervalo entre a primeira e a segunda dose é de 8 semanas.

A partir da próxima segunda-feira (31), todas as unidades de saúde de NH aplicarão a vacina Foto: José Cruz/AB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

14 + 5 =