ESTADO – Estado conhece Plano Gaúcho de Combate ao Alzheimer

Encontro para apresentação foi agendado pelo deputado Issur Koch 

A construção de um Plano Gaúcho de Cuidado Integral em Alzheimer e outras demências foi tema de reunião entre a Seção RS da Associação Brasileira de Alzheimer e a Secretaria Estadual da Saúde, nesta terça-feira (16), em encontro agendado pelo deputado Issur Koch.

De acordo com o geriatra Leandro Minozzo, que representou a ABRAz, a ideia é realizar no primeiro semestre de 2022 a etapa inicial do plano, tendo como foco o diagnóstico situacional, na escuta de famílias, profissionais de saúde, pesquisadores, gestores, Conselhos afins e Secretarias de Estado. Na sequência, seriam definidos o Comitê Gestor, metas e os processos de governança.

“O Rio Grande do Sul é o Estado com maior taxa populacional de idosos (16,06%) do País e precisa estar preparado para responder a todos os desafios inerentes à longevidade. Com base em levantamentos nacionais, estima-se que as demências atinjam de 6 a 8% da população acima dos 60 anos, o que significa algo entre 120 a 160 mil famílias acometidas no Estado”, destacou Minozzo. 

Projeto de lei 

Autor do Projeto de Lei nº 342/2019, que institui a Política Estadual de Enfrentamento à Doença de Alzheimer e Outras Demências no RS, Issur Koch articula junto aos líderes partidários a inclusão da proposta na Ordem do Dia da Assembleia Legislativa. “O projeto foi construído com a participação de especialistas e anteder as diretrizes do Plano de Ação Global de Saúde Pública em Resposta à Demência 2017-2025, da Organização Mundial de Saúde. Mais do que que celeridade na aprovação, queremos pressa na sua implantação e efetivo apoio às famílias que têm familiares que lutam contra o Alzheimer e outras demências”, definiu o parlamentar.

O diretor do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde, Pericles Stehmann Nunes, disse que a Secretaria reconhece a importância da iniciativa e quer trabalhar junto com as entidades na implementação destas políticas públicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + oito =