NOVO HAMBURGO – Educação hamburguense é destaque em território gaúcho

Entre os dez municípios mais populosos do Estado, Novo Hamburgo é o que apresenta o melhor Ioeb 

A Educação de Novo Hamburgo volta a ser destaque no Rio Grande do Sul. Entre os dez municípios mais populosos do Estado, Novo Hamburgo é o que apresenta o melhor Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb). A edição de 2021, apresentada em outubro, mostra o município com índice de 5,1, o mais alto entre as dez maiores cidades gaúchas. O índice hamburguense também está acima do atribuído ao Estado (5,0) e ao Brasil (5,03). 

Lançado a cada dois anos, o Ioeb vai de zero a dez e indica as oportunidades educacionais oferecidas para todas crianças e jovens em um município ou Estado. Inclui tanto informações referentes à qualidade da oferta para alunos que frequentam as redes públicas e privadas como também informações referentes àquelas crianças e jovens que não frequentam a escola.

Evolução  

Novo Hamburgo vem evoluindo no indicador de forma acentuada desde 2017. “Mais uma vez, os institutos estão mostrando em números a evolução do ensino municipal que estamos vivenciando na prática. Isso é resultado de comprometimento com a educação, possibilitando melhorias na infraestrutura e também na qualificação profissional”, avalia a prefeita Fátima Daudt. 

Protagonismo  

A secretária municipal de Educação, Maristela Guasselli, destaca que Novo Hamburgo vem resgatando seu papel de protagonismo também no ensino. Lembra que a pandemia foi um desafio, acelerando ainda mais o uso de tecnologias que já estavam presentes nas escolas, com a aquisição de novos equipamentos e acessos. “O papel do professor tem sido cada vez mais importante neste contexto, em que o convívio pedagógico das crianças na escola continua fundamental”, enfatiza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × um =