NOVO HAMBURGO – Ação busca moradores de rua em prédio abandonado do Centro de Novo Hamburgo

Técnicos de assistência social tentam localizar pessoas em prédio privado da área central que está sendo vandalizado 

Quem passa pela Rua Gomes Portinho, no Centro de Novo Hamburgo, pode se surpreender com o que antes era o Nacional. O prédio do antigo mercado que encerrou as atividades em janeiro de 2018, encontra-se abandonado desde então. Após a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação enviar notificações e multar os proprietários do prédio, uma equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) esteve no local na tarde desta quarta-feira, dia 10, para abordar moradores de rua. 

O foco da ação realizada por técnicos de assistência social, conforme o titular da SDS, Éliton Ávila, seria orientar moradores em situação de rua que estivessem no local a buscarem abrigos municipais, como o Centro de Referência Especializado em Assistência Social para a População (Centro POP), onde elas podem fazer higienização, ter acompanhamento com assistentes sociais e psicólogos. No entanto, no momento da ação não havia ninguém no prédio. 

Abordagens  

Em outubro, a assistência social da SDS já esteve no local, no mesmo horário, e abordou três moradores em situação de rua. “Fazemos o convite às pessoas para irem em nossos abrigos. Elas vão, mas infelizmente logo depois estão de volta. Já foi solicitado aos proprietários para que seja realizada uma higienização e o fechamento dos acessos. Nosso papel é fazer a abordagem e tentar o resgate destas pessoas”, destaca o secretário Éliton, que não descarta novas ações no local.

O secretário municipal de Segurança Pública, Roberto Jungthon, acrescenta que a Guarda Municipal irá intensificar ainda mais as rondas noturnas nas proximidades da área. Importante destacar que não se trata de guarnecer o prédio, uma vez que é imóvel privado, mas buscar maior presença na área para reduzir a ação de vândalos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + 19 =