COLUNA – Um divisor de águas chamado GreNal

Em 2003, Inter brigava por Libertadores e Grêmio estava virtualmente rebaixado no Brasileirão. Clássico GreNal no Beira-Rio. Inter 0x1 Grêmio, gol de Christian. Começa ali a arrancada do Grêmio que culminou com a salvação do rebaixamento.  

Em 2004, Inter na semi da Sul-Americana. Grêmio virtualmente rebaixado. GreNal no Olímpico. Grêmio 1×3 Inter, no histórico clássico decidido por Rodrigo Paulista. Grêmio se afundou de vez e caiu pra série B.  

Clássico é isso. É um divisor de águas. O Internacional tem nas mãos o poder de derrubar o Grêmio. E isso é muito potente. Claro, não é o único fator. Mas é de enorme importância. 

O tricolor sabe que precisa pontuar. É questão de sobrevivência. O time caminha a passos largos para a Série B e isso desestimula o torcedor. Se bem que o torcedor já não estará próximo ao clube por muito tempo, tendo em vista o papelão de alguns ignorantes no jogo contra o Palmeiras. 

Obviamente, para o Grêmio o clássico tem o maior peso na tabela. Três pontos, seja em qual partida for, são o prato de comida que o time de Vagner Mancini precisa ingerir. Com 26 pontos e uma distância gorda para sair da Zona do Rebaixamento, a esperança se torna diminuída a cada dia. 

Por outro lado, o Colorado sabe que terá como missão apenas vencer o clássico para afundar o rival. É uma razão nobre, todos sabem. Mas é menor, em se tratando única e exclusivamente da tabela, ainda mais que o Campeonato deve classificar metade dos times para a Libertadores, algo surreal.

Obviamente, não se trata só de um jogo de 90 minutos. A atmosfera que envolve o GreNal é totalmente diferente do que o resto de qualquer competição envolve. É um torneio separado. É algo que está impregnado nas veias de todos os gaúchos. 

Lá em cima, mencionei dois episódios de quando o Grêmio lutava pra não cair. O Inter conseguiu derrubar o rival uma vez. Em outra, o tricolor venceu e cresceu o seu desempenho para se livrar. Situações motivadas pelo GreNal. 

Qual será a história do próximo sábado? Um GreNal diz muita coisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + 16 =