Novo Hamburgo vacina o equivalente a 100% da população adulta com a primeira dose

Prefeita alerta que vírus da covid-19 segue contaminando e que é necessário manter ações preventivas mesmo vacinado

Novo Hamburgo já atingiu o equivalente a 100% da população adulta com ao menos uma dose de vacina contra a covid-19. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, até o final da tarde desta segunda-feira, dia 25, o município já havia aplicado 318.761 doses de vacinas, das quais 186.755 eram de primeira dose ou dose única. Já a população adulta, acima de 18 anos, é estimada em 181.519 pessoas em 2021, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A população total de Novo Hamburgo é estimada em 247.303 habitantes.

“Mas é fundamental que todos continuem se cuidando, vacinados ou não, pois o vírus ainda está presente e contaminando muitas pessoas”, alerta a prefeita Fátima Daudt, lembrando da importância do uso de máscara e álcool gel, de lavar as mãos com frequência e também evitar aglomerações. Fátima destaca que ainda há pessoas internadas por conta da covid, ainda que em menor número do que antes.

Aplicação  

Para o secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, atingir o equivalente a 100% da população adulta com ao menos uma dose de vacina é resultado de muita dedicação e compromisso. “Nossos profissionais estão trabalhando incansavelmente, incluindo a noite e em fins de semana”, enfatiza.

Naasom pede que a população continue aderindo à imunização. “Temos um problema pontual com falta de segunda dose da AstraZeneca, que esperamos seja solucionado pelo Ministério da Saúde em breve. Mas isso não impede as pessoas seguirem se vacinando com os demais imunizantes, tanto primeira quanto a segunda dose e também as doses de reforço”, completa.

Números 

Importante frisar que os números acima servem como referência. Em algumas oportunidades, conforme orientação do Ministério da Saúde, a campanha de vacinação contra a covid estabeleceu como prioridade grupos profissionais em que o critério não era a residência, mas a atuação na respectiva cidade do País.

Até esta segunda-feira, Novo Hamburgo também já aplicou 128 mil doses de segunda dose ou dose única, o que equivale a 70,5% da população adulta, acima de 18 anos. Outras 9.781 doses foram de reforço ou terceira dose (os números são diferentes do total porque as 5.775 doses únicas aparecem na soma das primeiras e das segundas doses).

Os números também mostram que, de todas as pessoas que receberam a primeira dose, 68,5% já receberam a segunda dose, completando o esquema vacinal. Seguindo determinações do Ministério da Saúde, Novo Hamburgo está vacinando também a população de adolescentes a partir de 12 anos, em todas as unidades de saúde e também com unidades móveis (onde são oferecidas primeira, segunda e terceira doses para todos os públicos contemplados).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 2 =