Mutirão visa a alertar população sobre casos de dengue em Estância Velha

Ação da Secretaria de Saúde contempla moradores dos bairros Bela Vista e Lago Azul 

No sábado (30) a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, promove um mutirão de limpeza nos bairros Bela Vista e Lago Azul, com a intenção de alertar os moradores para casos suspeitos de dengue no município. A ação de limpeza dependerá, de forma geral, dos moradores. Agentes de Endemias estarão percorrendo os dois bairros para orientar a população sobre a necessidade de se intensificar os cuidados.

O pedido é de que todos eliminem eventuais objetos que possam servir de criadouro do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya. “Pneus, vasos de flor, bacias, móveis ou lonas velhas, enfim, qualquer objeto que possa gerar o acúmulo de água deve ser retirado. Quem não tiver como dar destino ao lixo, poderá aproveitar os pontos de coleta que teremos”, avisa a coordenadora da Vigilância em Saúde, Eliane Fleck. A coordenadora alerta, ainda, para moradores que têm piscina ou cisternas, mas que mantenham os locais fechados e a água tratada.
Recolhimento
Os moradores poderão entregar os resíduos (lixo) em dois locais. Pela manhã, das 8 às 12 horas, em frente a Escola Ervino Arthur Ritter, no bairro Bela Vista. Na parte da tarde, das 13 às 17 horas, a coleta acontecerá ao lado do Posto de Saúde Lago Azul, para os moradores deste bairro.
Ações tomadas
O mutirão de limpeza se soma a outras ações preventivas tomadas pela Secretaria de Saúde ao longo da semana. A intervenção iniciou após o município registrar três casos suspeitos de dengue (moradores do Lago Azul, Bela Vista e Das Rosas). Todos já foram submetidos a testes e a Secretaria de Saúde aguarda o resultado.
Após os registros, a Vigilância em Saúde entrou em ação. Nesta semana, agentes de Endemias realizaram uma varredura, em um raio de 300 metros da residência dos pacientes, para fiscalizar o pátio das residências. “Encontramos muitos focos de mosquitos e coletamos um número significativo de larvas, mas ainda não podemos afirmar que são de Aedes, pois estão em análise”, explica Eliane. Nesta quarta-feira, dia 27, equipes da Vigilância em Saúde também realizaram a pulverização de veneno para combater o Aedes no quarteirão onde moram os pacientes do Bela Vista e do bairro Das Rosas.
Próximos eventos 
O mutirão de limpeza que ocorre esse final de semana no Lago Azul e no Bela Vista será repetido na semana que vem, porém, no bairro Das Rosas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 − dois =