Professora de 93 anos será patrona da 40ª Feira do Livro de Estância Velha

40ª edição da Feira do Livro teve carreira notável na educação de Estância Velha  

A professora aposentada Ilse Oppermann Mombach, de 93 anos, foi a escolhida para ser a patrona da 40ª edição da Feira do Livro. A ilustre moradora de Estância Velha, que este ano também receberá o título de Cidadã Estanciense pela Câmara de Vereadores, foi convidada para ser a anfitriã da festa da literatura estanciense nesta sexta-feira, dia 8. 

Uma comitiva formada pelo prefeito Diego Francisco, pelo secretário de Educação, Gustavo Guedes, e pelo diretor do Departamento de Cultura, Raoni Forian, esteve na casa de Ilse para fazer o convite. 

A professora Ilse recebeu o convite com emoção. “Nem me passou pela ideia. Eu achei que já tinham me esquecido. Esse convite me faz emergir de novo”, disse. A patrona da 40ª Feira do Livro começou a dar aulas muito cedo. Aos 17 anos, já estava em sala de aula lecionando. Depois de iniciar dando aulas em São Vendelino, foi transferida para Barão, onde só chegava na escola a cavalo. “Eu mesma encilhava o cavalo para poder ir dar aulas”, conta. 

Histórico  

Em Estância Velha, a patrona da Feira do Livro estanciense deu aulas na Escola Humberto de Campos e no Colégio 8 de Setembro. Também lecionou no Colégio São Luis e no Colégio Comercial. 

A família de Ilse tem uma vida ligada à Educação. Segundo ela, seu avô paterno foi um dos primeiros professores de português da região de São Vendelino e instalou uma escola dentro de sua própria casa. 

Durante a conversa, Ilse lembrou dos tempos em que foi alfabetizada. “Fui alfabetizada em alemão, com letra gótica, no turno da manhã, e na parte da tarde, tinha aulas de português. Ou seja, com seis anos, eu tinha oito horas de aula”, recorda. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 12 =