Novo Hamburgo comemora Dia do Professor com fórum e revista

Será a primeira vez que o evento alusivo a data ocorre de forma virtual

Com o tema “A pesquisa na escola em tempos de pandemia”, a Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo realiza nesta sexta-feira, dia 15, o 18º Fórum da Rede Municipal de Ensino. O evento que reúne todos os professores que atuam nas escolas municipais e espaços pedagógicos acontecerá, pela primeira vez, em formato virtual. “Escolhemos o Dia do Professor para realizar esta edição do evento como forma de homenagear e reconhecer o comprometimento de cada profissional da rede municipal, materializando relatos das experiências realizadas nas escolas”, afirma a secretária de Educação, Maristela Guasselli.

O fórum terá início às 9 horas com o lançamento da 4ª edição da Revista Saberes em Foco, periódico editado pela SMED e que publica pesquisas e relatos de experiências realizadas por professores no contexto das escolas municipais. Com tiragem de 300 exemplares, a revista conta com 24 artigos e também estará disponível de forma digital.

Ainda no turno da manhã haverá a transmissão ao vivo de palestra com a professora doutora Anete Abramowicz. A programação será transmitida pelo canal da SMED no YouTube e é aberta, também, para profissionais de outras escolas. Para acessar o canal, basta entrar no endereço www.youtube.com/c/SMEDNH .

Pesquisas nas escolas 

A programação do turno da tarde é destinada para o compartilhamento das pesquisas desenvolvidas pelos professores das escolas municipais. Às 13 horas, também pelo YouTube, serão transmitidos relatos de experiências de 28 professores de escolas municipais. Os vídeos ficarão disponíveis, também, após o evento. Já a partir das 14 horas, em salas do Google Meet, serão apresentadas as investigações realizadas por educadores.

Temáticas  

As temáticas são diversas, contemplando diferentes áreas de conhecimento como meio ambiente, ciência e tecnologia, processos de aprendizagem, alfabetização e letramento, inclusão e diversidade, linguagens, práticas corporais, artes, ludicidade, entre outras. As discussões que integram as mesas temáticas do fórum registram práticas vivas que inspiram trajetórias educacionais e estratégias pedagógicas, especialmente por ser um espaço de compartilhamento de reflexões. A participação nestas sessões é exclusiva para profissionais da Rede Municipal de Ensino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × um =