ESTÂNCIA VELHA – Prefeitura resgata quatro filhotes abandonados às margens de arroio

Filhotes foram abandonados, dentro de caixas de papelão, na Av. 1º de Maio 

Quatro filhotes de cães foram resgatados pela Secretaria de Meio Ambiente e Preservação Ecológica (Semape), na tarde desta segunda-feira, dia 4, exatamente na data em que se comemora o Dia Mundial dos Animais. Os filhotes foram abandonados, dentro de caixas de papelão, na Av. 1º de Maio, às margens do Arroio Estância Velha, quase na saída para o bairro Campo Grande. 

Os cães foram levados a lares de passagem e devem estar disponíveis para adoção na tradicional feirinha de filhotes já no próximo sábado. Antes, os animais serão atendidos por um veterinário da Secretaria de Meio Ambiente. Os cães serão desverminados e vacinados, e quando chegar no período certo, serão castrados e chipados gratuitamente pela Prefeitura. 

A secretária de Meio Ambiente, Viviane Diogo, lamenta a atitude de quem abandonou os filhotes e lembra que maus-tratos e abandono é crime. 

Pet seguro 

Estância Velha é referência na região, e até mesmo no Estado, na proteção animal. Em uma das mais recentes ações em defesa dos animais, a Administração lançou o programa Pet Seguro. O programa é um grande projeto relacionado à saúde e segurança de pets, especificamente de cães em situação de rua ou comunitários. 

Desde maio, a equipe da Semape tem criado barreiras sanitárias para proteger cães de zoonoses. Semanalmente, veterinários da Prefeitura vão à campo, em regiões vulneráveis do município, para vacinar os cães destas localidades contra doenças, como cinomose e parvovirose. Além disso, os cães comunitários recebem uma coleira refletiva, que tem o objetivo de protegê-los de acidentes/atropelamentos à noite.

Números  

Até o momento, 98 cães de quatro localidades foram desverminados e vacinados com um imunizante polivalente importado. Outros 106 cães receberam atendimento veterinário e 24 animais foram castrados através do programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 3 =