Proposta de monumento para o bicentenário da imigração alemã é entregue à comunidade de Novo Hamburgo

Artista Marciano Schmitz falou sobre o processo criativo e a finalização da primeira etapa do projeto 

Nesta terça-feira (28), foi entregue pelo escultor Marciano Schmitz a versão final da maquete como proposta de criação de um monumento que marque as celebrações dos 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães ao Vale do Sinos e ao Brasil.

Em vídeo disponível nas redes sociais do projeto Monumento | 200 Anos da Imigração Alemã no Brasil – @monumento200anos no Facebook e Instagram – o artista destacou os desafios feitos e seu processo criativo até a concretização da maquete, em um processo que vem sendo pensado desde o final de 2020 e trabalhado desde o mês de março, a partir da aprovação do projeto pelo Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, pela Fundação Marcopolo, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20. 

A maquete, composta pelo tablado em acabamento realizado pelos Móveis Casas Kirsch e Onzi Arquitetura, e pelo conjunto de esculturas, em gesso e metal, produzidas por Schmitz com apoio da Casa do Projeto e assessoria técnica de André Rotta, compreende um grande velame, com projeção de chegar a 8 metros de altura, e um conjunto de escultura em gesso, unidas, representando os primeiros imigrantes. 

Captação  

A proposta agora é de a partir dos orçamentos criar um movimento de captação de recursos para realização do monumento. Desde a forma final, até o material a ser utilizado estão em aberto, podendo ser realizados em metal, concreto, resina ou até mais do que um elemento.

Instalação  

O local sugerido para instalação do monumento é na parte de baixo da praça da Matriz, em Hamburgo Velho, próximo do ponto de encontro entre a avenida Dr. Maurício Cardoso e a rua Bispo Dom Sebastião Dias Laranjeira. Para o curador da Fundação Scheffel, Angelo Reinheimer, coordenador do projeto, o ponto é a entrada do Centro Histórico de Hamburgo Velho, podendo ser o cartão de visitas deste Patrimônio Histórico Nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 5 =