REGIÃO – Projeto de reestruturação da atenção básica em São Leopoldo é apresentado

Ampliação dos horários de atendimento, novas unidades e redesenho do contrato de gestão da saúde fazem parte do projeto 

No próximo mês de outubro se encerra o contrato de gestão da Prefeitura com a Organização Social (OS) Ideas, que auxilia na administração de Unidades Básicas de Saúde (UBS). Diante da necessidade de ampliação nos atendimentos, a Secretaria Municipal da Saúde (Semsad) apresentou, na quarta-feira, 22 de setembro, ao prefeito Ary Vanazzi um novo projeto de reestruturação da atenção básica no município. O edital, em fase de elaboração, prevê a ampliação no horário de atendimento, a construção de novas unidades e a implantação de programas como o Primeira Infância Melhor (PIM).

“A pandemia, a consequente mudança de fluxo e a paralisação do concurso nos trouxe desafios e uma série de necessidades de readequações. Por conta disso, resolvemos fazer uma reformulação ampla, com novos locais e mais horários. Investir na atenção básica é prevenção e economia, pois evita o agravamento de doenças e, a longo prazo, reduz gasto com cirurgias e internações”, salientou o secretário da Saúde Marcel Frison no encontro realizado no gabinete. Ele afirmou ainda que a ampliação de horários e locais causam impacto a curto prazo. “Os atendimentos de baixo risco no turno da noite numa UBS também são uma forma de desonerar o Hospital Centenário e a Upa”, reforçou.

Nova organização  

A nova Organização Social (OS) deverá assumir a gestão de algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) como um todo, incluindo administração, limpeza, manutenção e insumos. Além disso, o contrato ficará vinculado ao cumprimento de metas.

Participaram da reunião o diretor de Atenção Básica, Lotário de Souza, o secretário adjunto da Saúde, Diego Pitirini, o secretário geral de Governo Nelson Spolaor e a procuradora-geral do Município Angelita da Rosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 3 =