NOVO HAMBURGO – Coordenadora do Currículo Bilíngue da IENH realiza doutorado na Califórnia

Luciana Brentano foi contemplada com uma das 63 bolsas concedidas pelo CNPq 

Desde o início de setembro, a Coordenadora do Currículo Bilíngue da IENH, Luciana Brentano, está realizando um doutorado-sanduíche na Califórnia – Estados Unidos. Ela foi contemplada com uma das 63 bolsas concedidas pelo CNPq para desenvolver pesquisa no exterior.

A Coordenadora das Especializações em Educação Bilíngue e Cognição e Neurocognição e Aprendizagem da Faculdade IENH conta que uma parte de sua pesquisa em educação bilíngue será realizada na Universidade da Califórnia- Irvine, “uma das 10 melhores universidades públicas dos EUA”. Ela recebeu uma carta-convite de Judith Kroll, uma das maiores pesquisadoras americanas em cognição bilíngue, para integrar o grupo de trabalho de um dos laboratórios mais famosos dos Estados Unidos na área, o Bilingualism, Mind, and Brain. 

Avaliação  

De acordo com Luciana, ela foi contemplada pela alta nota na avaliação, pois o CNPq considerou que “o projeto tem grandes contribuições a fazer, visto que a área dos estudos em bilinguismo e cognição ainda é nova no Brasil e necessita de muita pesquisa”. Ela acrescenta que o parecer analisou “termos de mérito, originalidade e relevância do projeto para o desenvolvimento científico e de inovação no país” nas áreas relacionadas.  

Conhecimento 

Luciana conta que está “muito feliz e aproveitando todo o conhecimento” que está adquirindo na experiência como visiting scholar – nome dado aos estudantes de doutorado de outros países que realizam um período de estudos no exterior. Ela também destaca que os aprendizados vão contribuir com o trabalho desenvolvido na IENH “trazendo inovações a partir das visitas às escolas bilíngues da Califórnia”, além do conhecimento científico para contribuir nas pós-graduações em que ministra aulas sobre cognição e bilinguismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 11 =