Moradores já podem descartar lixo eletrônico em ecoponto de Estância Velha

Local implementado pela Prefeitura entrou em funcionamento nesta semana 

Desde quarta-feira (15), os moradores já podem começar a fazer o descarte correto dos resíduos eletrônicos, popularmente conhecidos como lixo eletrônico. O ecoponto implementado pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Preservação Ecológica (Semape), fica junto à Secretaria de Obras (rua Monteiro Lobato, 75, Centro).

O recebimento dos resíduos acontecerá de segunda a sexta, das 7 às 13h15. Nas quartas-feiras, haverá o recebimento do lixo eletrônico na parte da tarde, contudo, para esse período, os moradores devem agendar horário para a entrega previamente. Para agendar, ligue 3561-4050.

Ao todo, 72 itens serão recebidos na Secretaria de Obras. A implementação do ecoponto faz parte de um projeto mais amplo, que em breve será anunciado pela Administração. Para simbolizar o início da coleta dos resíduos eletrônicos, o prefeito Diego Francisco, a secretária Viviane Diogo, e o geólogo Marcus Begossi, técnico responsável pela gestão dos resíduos da Semape, acompanharam o recolhimento da primeira carga de lixo eletrônico por integrantes da cooperativa Coopertec, de Canoas, que é parceira da Prefeitura nesse projeto.

Termo 

O termo de cooperação com a Coopertec foi assinado no início do mês. Com essa atitude, a Prefeitura espera a colaboração dos moradores quanto ao descarte correto destes resíduos, que são altamente poluidores. “Essa era uma carência que o município tinha, mas agora estamos oferecendo a solução. Um local adequado para receber estes resíduos, que terão o destino certo, sem qualquer custo aos cofres públicos e, principalmente, aos cidadãos”, afirmou o prefeito.

A secretária Viviane destacou que a implantação do ecoponto de resíduos eletrônicos aconteceu por dois motivos. Primeiro: após ouvir as reivindicações dos moradores. Segundo: uma forma de defender o meio ambiente. “Estamos confiantes de que os estancienses irão agir com consciência e farão sua parte, pelo bem comum”, concluiu.

Facilidade 
Os moradores ou empresas que possuem grandes volumes de lixo eletrônico podem agendar o recolhimento dos resíduos diretamente com a Coopertec. A cooperativa pode, inclusive, emitir um parecer confirmando a destinação correta dos materiais, caso as empresas necessitem para fins de comprovação junto a órgãos ambientais. O agendamento para recolhimento deve ser feito, via WhatsApp, pelos números 99614-1892 ou 98416-9301.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + 1 =