ESTÂNCIA VELHA – 120 exames de mamografias são viabilizados à Secretaria de Saúde por meio da Liga

Chamamento acontecerá já a partir da próxima semana na cidade  

Uma importante ajuda para reduzir a fila de espera de mulheres que aguardam para realizar mamografias foi confirmada nesta semana. A Liga Feminina de Combate ao Câncer confirmou a doação de 120 exames para que a Secretaria de Saúde promova uma força-tarefa e chame pacientes que aguardam para fazê-lo. 

O chamamento acontecerá já a partir da próxima semana. Com a nova cota de exames, a Secretaria de Saúde acredita que irá conseguir zerar o passivo deste exame referente ao mês de agosto. “Essa é uma grande ajuda, ainda mais que estamos chegando ao Outubro Rosa, mês em que a pauta é a conscientização para o controle do câncer de mama”, pontuou a secretária de Saúde, Cláudia Pires. 

Disponibilidade  

A presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Cris Fleck Christ, foi quem confirmou a disponibilização das mamografias, em reunião que teve a presença do prefeito Diego Francisco, da secretária Cláudia, e de Denise Reis, responsável pela Central de Marcação de Consultas. “Essa parceria já acontece há anos, mas sempre no mês de outubro. Decidimos antecipar por uma questão estratégica. Não há motivo para aguardar o mês de conscientização sobre o câncer de mama, quando a gente sabe que há mulheres aguardando pelo exame”, colocou. 

Custeio  

Cris explicou que os exames contratados pela Liga com um laboratório particular serão custeados com recursos próprios, provenientes de promoções da entidade ao longo do ano. “O lucro principal vem da Feijoada da Liga, que realizamos anualmente”, destacou. O prefeito Diego Francisco colocou ser de suma importância essa relação de parceria que a Prefeitura mantém com entidades como a Liga. “Costumo dizer que é uma grande rede de proteção e prevenção que precisa ser mantida. Quem ganha é a comunidade”, pontuou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + 3 =