NOVO HAMBURGO – Prefeita Fátima participa de assembleia da Granpal na Expointer

Líderes trataram de temas como a regionalização do saneamento, o transporte público metropolitano e o programa Assistir 

A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, participou nesta quinta-feira (9), na Expointer, em Esteio, de assembleia da Associação dos Municípios da Grande Porto Alegre (Granpal), da qual é vice-presidente. Os prefeitos trataram de temas como a regionalização do saneamento, o transporte público metropolitano e o programa Assistir, que altera as regras de repasses de incentivos aos hospitais.

Quando o Assistir estava sendo tratado na reunião, a prefeita Fátima avistou no parque Assis Brasil a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, que foi convidada a falar brevemente aos prefeitos. Ficou acertada uma reunião da entidade com a secretária na semana que vem para tratar do assunto. 

Perdas 

Na área da Granpal, a perda é estimada em R$ 200 milhões por ano para os hospitais. Novo Hamburgo perderia R$ 20 milhões. No fim de agosto, após pressão dos prefeitos, o governo do Estado anunciou o adiamento do início do Assistir para janeiro, mas não foram revistas as regras do programa nem a situação dos hospitais que perderão recursos.

No caso do transporte, os prefeitos voltaram a falar no encontro sobre a destinação de parte dos recursos do IPVA para subsidiar a redução do valor da passagem de ônibus. Também foi defendida mobilização contrária à instalação de uma praça de pedágio na RS-118, que precisa de duplicação entre Gravataí e Viamão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 3 =