ESTÂNCIA VELHA – Estância+Segura é o novo projeto da prefeitura de Estância Velha

Solenidade de lançamento contou ainda com a apresentação de um novo pacote de segurança pública  

Nesta manhã, ocorreu a solenidade de lançamento do Programa Estância+Segura e a apresentação de um pacote de ações voltadas à segurança pública. O ato aconteceu no Centro Cultural e reuniu diversas autoridades locais, como o prefeito Diego Francisco, o vice-prefeito e secretário de Obras, Airton Haag, o presidente da Câmara de Vereadores, João Gabriel Dilkin, além do promotor de Justiça, Bruno Amorim Carpes, e representantes das forças policiais. 

O Estância+Segura surge com a simples finalidade de se manter um trabalho permanente voltado à segurança, com atenção que o setor merece, sempre com foco em ações para melhorar e se apropriar de tecnologias para qualificar ainda mais o trabalho das corporações atuantes no município. 

Os primeiros resultados deste trabalho foram apresentados hoje. Confira as seis primeiras conquistas:

Pronunciamentos 

O prefeito Diego Francisco iniciou sua fala destacando que o pacote de segurança recoloca Estância Velha em pé de igualdade com as demais cidades da região. “Afinal, uma boa parte dos municípios do Vale do Sinos conta com cercamento eletrônico e, agora, Estância Velha também terá à disposição a tecnologia OCR para monitorar as áreas de entrada e saída da cidade”, pontuou. Para o chefe do Executivo, Estância Velha precisa recuperar o tempo perdido. “Temos a convicção de que aliando tecnologia ao excelente trabalho desenvolvido pelas nossas corporações, manteremos sob controle – como já estão – os índices de combate à criminalidade no Município”, afirmou.

Diego Francisco também enalteceu a decisão da Administração em instalar o “Botão Pânico” nas escolas. “Daremos mais um passo para a garantia da maior sensação de segurança às escolas municipais. Algo realmente inovador e que trará ainda mais tranquilidade a alunos, pais, professores, equipes diretivas e demais profissionais da rede municipal de Educação”, finalizou.

O secretário de Administração e Segurança, José Dresch, deu ênfase à implantação do Cercamento Eletrônico em Estância Velha. “É um sistema completo, que criará uma espécie de muralha digital e tecnológica na cidade, facilitando o trabalho das forças policiais. Se até então os criminosos pensavam duas vezes antes de agir em Estância Velha, agora, se forem inteligentes, eles sequer irão cogitar a vinda”, opinou. 

O secretário também explicou que o pacote de segurança já era para ter sido lançado há mais tempo, contudo, a Administração decidiu esperar a chegada de uma nova câmera, de alta definição e muito mais eficiente do que as câmeras instaladas nos municípios da região que possuem o cercamento eletrônico hoje.

Agradecimento 

Ao fim da solenidade, a Administração fez um agradecimento público aos empresários William Domingo Marquezin, proprietário do Mercado do Mano, Tales da Silva, proprietário da Território das Armas, e Carlos da Silva, o Tida, proprietário da TLC Couros, e para o Promotor de Justiça, Bruno Amorim Carpes, pelo esforço e dedicação de cada um para a aquisição de duas carabinas e quatro pistolas 9mm à Guarda Municipal. O armamento foi entregue em julho. 

PACOTE + SEGURANÇA 

CERCAMENTO ELETRÔNICO: o sistema de Cercamento Eletrônico será composto por 16 câmeras em oito pontos. Este sistema permitirá que os órgãos de segurança tenham conhecimento da placa, do dia e do horário que todo e qualquer veículo ingressar na cidade. Ele ainda irá emitir um alerta à base da Guarda Municipal caso algum veículo em situação de furto ou roubo entre no perímetro estanciense, permitindo, assim, a ação dos agentes de segurança.

BOTÃO PÂNICO: um sistema de alarmes com Botão Pânico será instalado em todas as 26 escolas municipais de ensino infantil e do fundamental. Casos de atentatos em escolas, como o ocorrido recentemente no município de Saudades, no Oeste de Santa Catarina, acenderam o sinal de alerta e motivam a instalação do equipamento nas escolas de Estância Velha. O Botão Pânico permitirá que professores acionem socorro em qualquer situação de perigo

ZONA SEGURA: duas câmeras irão alertar os moradores de situações de perigo na área central e na região dos bairros Lago Azul e Bela Vista. Em caso de alguma ocorrência vultosa e que pode representar risco para quem circula pelos referidos locais, uma luz de emergência, na cor vermelha, será ativada. Essa será a indicação para que os moradores fiquem atentos ao circular pelas imediações. Além disso, na zona central, a Guarda Municipal poderá emitir alertas de voz à população a partir de um megafone instalado junto à câmera.

TORRE DE EMERGÊNCIA: uma torre de emergência foi instalada junto à Praça 1º de Maio. A torre tem uma câmera 360º potente acoplada, o que permitirá um monitoramento mais qualificado do interior da praça. Ainda, através deste equipamento, os frequentadores da Praça poderão acionar, através de um interfone, ajuda da Guarda Municipal em qualquer situação de perigo ou para relatar a presença de pessoas suspeitas. A partir do acionamento, a Guarda consegue iniciar o monitoramento na base, enquanto uma guarnição é deslocada.

ESPELHAMENTO DE CÂMERAS: a partir de agora, Brigada Militar e Polícia Civil terão acesso, em tempo real, às imagens das câmeras de segurança já existentes no município, com isso ampliando a quantidade de policiais no monitoramento de diferentes regiões da cidade.

NOVAS CÂMERAS: três novas câmeras de videomonitoramento foram instaladas, aumentando para 78 o número de câmeras do sistema de monitoramento do município. As novas câmeras estão instaladas no bairro Rincão dos Ilhéus, entre a rua Germano Leuck e a Av. Dos Açores, na rua 13 de Maio, na subida do Morro Agudo, e na rua José Francisco da Costa, no bairro Encosta do Sol, na divisa com Portão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + nove =