NOVO HAMBURGO – IENH inicia organização para as comemorações de 190 anos

Comissão organizadora teve a primeira reunião em 1° de julho 

Atividades comemorativas aos 190 anos da IENH já estão sendo idealizadas por uma comissão organizadora, que iniciou os trabalhos em 1° de julho. A partir de setembro de 2021, serão realizadas ações para celebrar os quase dois séculos de Instituição que são completados em setembro do próximo ano.

Profissionais de diversas frentes da IENH participam do grupo, que conta com membros da equipe diretiva, professores e funcionários. Nas reuniões, são discutidas ideias envolvendo a comunidade escolar, ações digitais e propostas físicas para comemorar a data.

Planejamento  

De acordo com o Diretor Geral Seno Leonhardt, a comissão busca “planejar um conjunto de atividades que são possíveis para os tempos vivenciados atualmente”. O objetivo é “marcar de forma significativa a importância histórica da Instituição para a região”, diz. Mesmo antes do início oficial, algumas ações já podem ser acompanhadas, como a criação do selo comemorativo, a campanha da Educação Básica atrelada aos 190 anos e a entrega de copos no Dia do Estudante.

Seno conta que o período será de relembrar “pessoas, fatos, experiências e momentos marcantes da história” e complementa dizendo que “também será um tempo para pensar o futuro”. Paralelamente à comissão, há o Planejamento Estratégico Institucional, que esboça os próximos anos da IENH. “Desta forma podemos entrelaçar o passado e o futuro, numa busca constante para oferecer a melhor educação da região em todos os níveis de ensino”, fala.

190 anos 

Coordenando a Comissão dos 190 anos, Isabel Lizakoski ressalta que a história da IENH é mesclada com a imigração alemã. Os quase dois séculos, segundo ela, revelam “a jornada de imensos desafios para a manutenção das comunidades, seus princípios e valores” e a “a contribuição para o desenvolvimento em diversas áreas na região”. Ainda segundo Isabel, o legado da Instituição “ultrapassa fronteiras e a educação de vanguarda é a marca que consolida o respeito ao desenvolvimento de crianças, jovens e adultos”.

Além de Isabel, integram a comissão Cristina Zeni, Enécio da Silva, Eneida Sander, Felipe Steigleder, Juliana Zachow, Luciana Brentano, Poliana Fraga e  Seno Leonhardt.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − quatro =