NOVO HAMBURGO – FEPAM concede licença ambiental para construção da ETE Luiz Rau

Licitação da obra que vai tratar 50% de esgoto de Novo Hamburgo deve estar pronta ainda em outubro deste ano 

Após quase uma década de trabalho para construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Luiz Rau, a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo recebeu a licença prévia e de instalação unificadas para dar prosseguimento à obra pela  Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (FEPAM). Com isso, a autarquia deve dar início, ainda neste ano, nas obras da ETE que será responsável por tratar 50% de todo o esgoto de Novo Hamburgo. Em setembro do ano passado, a Comusa conseguiu agilizar os entraves jurídicos e recebeu a vistoria dos técnicos da FEPAM. De lá pra cá, a autarquia forneceu os documentos necessários para garantir o início da obra. A licença foi enviada no começo da manhã de terça-feira (13).

A partir de agora, a empresa responsável pelo projeto da ETE poderá finalizá-lo. A Comusa também pode dar seguimento à licitação para terraplanagem no local e instalação de interceptores no Arroio Nicolau Becker, processos que já estavam em andamento. A expectativa é que a licitação para construção da Luiz Rau esteja pronta em outubro deste ano. O vice-prefeito e diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders, comemorou a liberação da licença. “Nosso foco, desde que assumimos a autarquia em 2018, era resgatar esses recursos e tirar esse projeto do papel. Com muito empenho de todos os servidores, conseguimos essa liberação histórica e, ainda neste ano, vamos poder dar início a esse projeto”, destacou Lüders em reunião com coordenadores da autarquia. “Nessa segunda etapa à frente da Comusa, queremos avançar como nunca no tratamento de esgoto e a ETE Luiz Rau é a maior obra da nossa história.”

Licença  

Para a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, a licença prévia e de instalação da Fepam para a Construção da Estação de Tratamento de Esgoto Luiz Rau representa mais uma importante e histórica conquista para a população. “Uma das características que tem marcado nosso governo, desde a gestão anterior, é justamente o de destravar investimentos e projetos que estavam quase perdidos, mergulhados em exigências não cumpridas, e que demandaram enorme energia para resgatá-los e colocá-los novamente na pauta do dia”, destacou Fátima.

O tema do saneamento foi justamente o foco de seminário promovido pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) nesta terça-feira, 13, no auditório da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), em Porto Alegre. Como vice-presidente da Granpal, Fátima participou da coordenação e condução do evento. 

“Não poderia deixar de reconhecer e agradecer o empenho do vice-prefeito, Márcio Lüders, e sua equipe nesta importante conquista, que vai representar um grande avanço na qualidade de vida de nossa cidade. Seguimos firmes em nosso propósito de tornar a vida da população hamburguense bem melhor do que era antes em todos os sentidos.”

Saiba mais 

A ETE Luiz Rau será a maior obra da história da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo. Ela será responsável pelo tratamento de 50% do esgoto de todo o Município. Ao todo, a ETE vai ocupar um espaço físico de 6,6 hectares, com vazão de 200 litros por segundo. Quando for completada, poderá tratar 600 litros de esgoto por segundo.

Nessa primeira fase, que vai receber os interceptores da rede de esgoto do Município, serão instalados 8 tanques de tratamento preliminar e uma lagoa de amortecimento.

Nas demais fases, serão, no total, 2 lagoas de amortecimento, outros 24 tanques de tratamento preliminar e, ainda, 2 tanques de tratamento terciário.

Em sua última fase e unindo o sistema já existente de tratamento de esgoto em Novo Hamburgo, principalmente com as ETEs Vila Palmeira e Roselândia, que devem ser finalizadas em breve, Novo Hamburgo estará próxima de atingir os índices do Marco Regulatório de Saneamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 4 =