Projetos de lei sobre plásticos serão votados na Câmara Municipal de Novo Hamburgo

Raizer Ferreira (PSDB), sugere, por exemplo, que as sacolas plásticas sejam substituídas pelas ecológicas e ambientalmente corretas 

A Câmara Municipal irá votar na próxima segunda-feira, 12, dois projetos de lei que têm como objetivo a proteção do meio ambiente e a promoção de ações sustentáveis. O primeiro, PL nº 10/2021, propõe a substituição gradual das sacolas plásticas convencionais pelas de material biodegradável nos estabelecimentos hamburguenses. O outro, PL nº 11/2021, institui a proibição do uso de plásticos descartáveis de uso único nos prédios públicos municipais. 

O autor das proposições, vereador e presidente Raizer Ferreira (PSDB), sugere que as sacolas plásticas sejam substituídas pelas ecológicas e ambientalmente corretas, que podem ser retornáveis ou de material biodegradável. Já os utensílios de uso único podem ser extinguidos com o incentivo à utilização de copos de vidro e canecas. “Esses materiais têm um alto custo ambiental, pois são produzidos a partir de recursos naturais não-renováveis e, em geral, descartados após usados uma única vez. Além disso, levam cerca de 450 anos para se decompor”, explicou o parlamentar. 

Justificativa  

Na justificativa da proposta, Raizer esclarece que a cada hora são distribuídas 1,5 milhão de sacolas de supermercados no Brasil, o que significa que por ano são mais de 13 bilhões. Outro número alarmante é o dos copos plásticos: cerca de 720 milhões de unidades são consumidas por dia no país, onde a maior parte é descartada sem qualquer tipo de reutilização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × três =