Avaliação diagnóstica aponta caminhos para reforçar aprendizagem dos alunos de Campo Bom

Secretaria de Educação e Cultura ressalta participação de 94,5% dos estudantes e prepara ações de reforço escolar 

Alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal de Campo Bom realizaram avaliações de língua portuguesa e matemática, além de produção textual, que permite ao professor perceber como o aluno se expressa e registra de forma escrita o seu pensamento, possibilitando uma visão interdisciplinar. Objetivo da avaliação foi o de verificar o conhecimento e as habilidades já consolidadas pelos alunos e também verificar possíveis lacunas no processo de aprendizagem neste período de pandemia, com vistas a estabelecer programas de melhorias da qualidade do ensino.

A avaliação diagnóstica foi expressiva, chegando a 94,5% dos estudantes, os resultados obtidos quanto à aprendizagem também foram positivos, mas a secretária Simone Schneider ressalta que ainda há muito a ser feito. Com isso, a Secretaria, juntamente com as escolas, está planejando ações para superação das dificuldades apresentadas, tendo um olhar atento aos diferentes contextos escolares foram mapeados.  “A entrega dos professores é fundamental para que tenhamos qualidade no ensino e por consequência avaliação positiva”, observa o prefeito.

Sec da Educação  

Já Secretária de Educação e Cultura afirma  “Este resultado se deve ao trabalho intenso dos professores, em especial, durante a pandemia, se reinventando para que os alunos atingissem a aprendizagem necessária para seu desenvolvimento”, diz a secretária Simone Schneider.

Quanto aos resultados, do 3° ao 5° ano, a Secretaria de Educação identificou dificuldade maior na Matemática, em especial no 4° ano. Além disso, considerando que o processo de alfabetização não foi concluído, casos pontuais de problemas de leitura e escrita. Já do 6° ao 9°, as dificuldades maiores estão também no componente curricular Matemática, concentrando-se nos 6° e 8° anos.

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