Projeto de Faisal Karam reconhece Campo Bom como “Capital Estadual das Ciclovias”

Questão dos sistemas cicloviários é tema de discussão nas cidades 

Com o objetivo de celebrar o pioneirismo do município, foi protocolado pelo deputado estadual Faisal Karam (PSDB) na Assembleia Legislativa, o PL 103/2021 que declara Campo Bom “Capital Estadual das Ciclovias”. Conforme a justificativa do projeto, Faisal ressalta que a cidade teve a primeira ciclovia da América Latina, construída em 1977, inicialmente com cerca de sete mil metros de extensão. O objetivo era o transporte diário de funcionários do setor calçadista. “O prefeito Nestor Fips Schneider teve uma visão de modernidade do sistema viário, o que seria o futuro da mobilidade urbana. E ao longo dos anos, as administrações municipais foram construindo mais trechos da ciclovia. Fico feliz de ter contribuído com a ampliação da ciclovia como prefeito”, destaca o parlamentar.

O deputado Faisal lembra que atualmente a questão dos sistemas cicloviários é tema de discussão nas cidades. “As ciclovias encorajam o uso das bicicletas. Além disso, hoje em dia estes espaços são muito utilizados também para atividade física”, afirma.

Anel cicloviário 

O anel cicloviário que iniciou principalmente com funcionários de empresas do setor calçadista, que usavam a bicicleta como meio de transporte, ainda hoje tem grande adesão da comunidade e contribui para a qualidade de vida na cidade. Além da prática do ciclismo, o espaço é muito usado para corridas e caminhadas. “É uma alternativa de lazer e mobilidade urbana com mais segurança. Sem falar que Campo Bom atrai moradores das cidades vizinhas, principalmente nos finais de semana e à noite no verão”, destaca Faisal.

O município de Campo Bom conta atualmente com uma ciclovia de mais de 22 km de extensão, cerca de 9 são iluminados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − quatro =