NOVO HAMBURGO – Secretário de Desenvolvimento Social presta contas na Câmara

Ações realizadas durante a pandemia estiveram em pauta 

O secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Eliton Ávila, compareceu, de forma virtual, à sessão plenária desta quarta-feira, 12, para falar sobre as ações realizadas pela SDS durante a pandemia no Município. O titular da pasta atendeu ao Requerimento nº 431/2021, de autoria da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor, composta pelo vereador Enio Brizola (PT/Presidente), e pelas vereadoras Tita (PSDB/Relatora) e Lourdes Valim (Republicanos/Secretária).

O secretário Ávila informou que assumiu a pasta no dia 20 de janeiro deste ano e procurou, inicialmente, fazer um diagnóstico da gestão, buscando conhecer a estrutura física e de pessoal, além de visitar os locais de oferta de serviços à comunidade. Eliton também fez reuniões com entidades civis organizadas, para alinhar ações sociais de interesse coletivo. “Nossa gestão vem sendo marcada por diálogo, por construção coletiva e muita transparência. Buscamos aproximar os nossos trabalhos com as entidades, ouvir suas demandas. E outra pauta importante da SDS é buscar uma articulação com a iniciativa privada, por meio de parcerias e apoio”, informou. 

Doação 

O secretário citou a doação, por parte de uma empresa de embalagens de Novo Hamburgo, de mais de 50 mil máscaras de proteção contra o coronavírus, que foram encaminhadas aos funcionários da Casa da Cidadania, sede da SDS, e à população que frequenta o espaço. Os Centros de Referência em Assistência Social (CRASs), as Unidades de Referência de Assistência Social (URASs), a Fábrica da Cidadania e o Catavida também foram contemplados com máscaras. “Nesse momento difícil que todos estamos passando, são gestos como esse que fazem a diferença e as parcerias com a iniciativa privada são fundamentais para levar ajuda a quem mais precisa”, frisou. 

Ele ainda destacou a distribuição de kits de prevenção à covid-19, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que tem beneficiado comunidades em situação de vulnerabilidade social. Desde que a ação começou, já foram distribuídos, aproximadamente, 2 mil kits entre os bairros Primavera, Roselândia, Canudos, Vila Diehl, Santo Afonso e São José. O kit é formado por duas máscaras, álcool gel e ainda um informativo.

Repasses 

Eliton Ávila informou que, ao final de abril, mais de três toneladas de alimentos foram entregues ao Banco de Alimentos Região do Calçado (Barc) pela SDS. Os itens não-perecíveis foram arrecadados em drives-thru de vacinação contra a covid-19 nos pavilhões da Fenac. Desde a ação de vacinação em 5 de abril, todas as pessoas que são imunizadas contra o coronavírus são convidadas a fazer uma doação. “Esse tipo de ação deve servir de estímulo, sabemos que o hamburguense sempre teve esta postura, este olhar solidário, ficamos felizes em ter este retorno”, afirma o secretário. O total arrecadado em abril possibilitou a montagem de mais 300 cestas básicas, e foram destinadas a entidades de Novo Hamburgo cadastradas no Barc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − 1 =