NOVO HAMBURGO – Nova sede da Secretaria de Cultura levará o nome da educadora Dalilla Sperb

Proposta do vereador Raizer Ferreira foi aprovada de forma unânime 

 

A Secretaria Municipal de Cultura está em novo endereço. Desde o final de abril, a estrutura administrativa da pasta ocupa o prédio histórico que durante muito tempo abrigou o Lar da Menina. Localizado no bairro Hamburgo Velho, o imóvel passou por um processo de restauração nos últimos anos, com as obras concluídas em 2020. Com a mudança de finalidade, o espaço deve ganhar um novo nome. Nesta quarta-feira, 5, a Câmara de Novo Hamburgo acolheu por unanimidade projeto de lei que rebatiza o imóvel como Casa de Cultura Dalilla Clementina Sperb. A proposta do vereador Raizer Ferreira (PSDB) faz referência à educadora gaúcha que passou parte de sua juventude no prédio enquanto aluna interna da Fundação Evangélica. 

Agradecimentos 

Raizer usou a tribuna para agradecer os engenheiros que trabalharam e reformaram deixando esse “legado lindo para a nossa cidade”.  Felipe Kuhn Braun (PP) cumprimentou pela iniciativa e homenagem a um das principais educadoras que a cidade já teve. “Foi uma pioneira, diretora de escola, primeira doutora da área de Novo Hamburgo e quem sabe do Brasil afora”, reforçou.  

Enio Brizola (PT) também destacou o trabalho desenvolvido pelos arquitetos dedicados à obra, Hannelore Tessmer e Edson Tossí, e à preservação do patrimônio histórico-cultural do município. 

Natural de Montenegro, Dalilla nasceu em 16 de setembro de 1915. Sua história no magistério começou com a educação primária, quando inclusive foi convidada para ser orientadora junto à Delegacia de Ensino de São Leopoldo. Formada em Licenciatura Plena pela Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), contribuiu para a reestruturação da escola Oswaldo Cruz e para a fundação da Feevale, onde atuou como diretora da Faculdade de Educação entre 1972 e 1984. Também lecionou na PUCRS e nas Universidades Federais do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de Santa Maria (UFSM).  

Doutora em Pedagogia, Dalilla escreveu três livros sobre educação e publicou mais de uma centena de artigos em jornais e revistas nacionais e estrangeiros. Durante sua trajetória, também estudou na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, o que motivou um convite para colaborar em curso instituído pela Unesco na Universidade de São Paulo (USP). A educadora atuaria por dois anos na capital paulista. Dalilla faleceu em 15 de agosto de 2005, perto de completar seu 90º aniversário. 

Lar da Menina  

Localizado na avenida Doutor Maurício Cardoso, 132, o prédio que hoje abriga a Secretaria de Cultura integra o Centro Histórico de Hamburgo Velho, tombado desde 2015 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As atividades no imóvel remontam a 1886, quando Jacob Kroeff vendeu a propriedade para a estruturação de um internato feminino, que daria início à Fundação Evangélica.  

Nos anos 1950 e 1960, o local abrigou uma fábrica têxtil. Apenas na década seguinte o prédio se tornaria oficialmente o Lar da Menina. No final do século, um incêndio destruiu boa parte do imóvel, que permaneceu abandonado por anos. Em 2008, o patrimônio foi tombado e adquirido pela Prefeitura. O processo de restauração teve início em 2013. Um ano mais tarde, porém, a obra foi paralisada, sendo retomada apenas em abril de 2019.  

O investimento total foi de cerca de R$ 2 milhões. As melhorias no prédio principal incluíram a colocação de esquadrias na fachada, revestimentos e pinturas internas, forros, reboco, instalações elétricas, hidráulicas e de ar-condicionado, bem como pavimentações internas e elevador. Também foi feita a conexão com o prédio anexo. Ao todo, a edificação soma 1.070 metros quadrados. “Em 2020, com a restauração, a estrutura se tornou um importante ponto turístico, histórico e de preservação cultural da cidade”, destaca Raizer, que participou ativamente das melhorias enquanto secretário municipal de Obras Públicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 13 =