NOVO HAMBURGO – Educação confirma retorno presencial na segunda-feira

Retorno acontecerá de forma escalonada e respeitando as orientações sanitárias 

Conforme amplamente divulgado, a Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo reforça para a comunidade escolar que as atividades presenciais na Rede Municipal de Ensino serão retomadas na segunda-feira, dia 10 de maio. O retorno acontecerá de forma escalonada respeitando as orientações sanitárias de combate ao coronavírus adequadas para a estrutura física de cada escola. A decisão pela retomada das atividades presenciais prioriza a consolidação da aprendizagem com retorno dos estudantes no formato híbrido, além de levar em consideração o acompanhamento sistemático sobre os casos positivos de covid-19 entre os profissionais das escolas municipais. Atualizado diariamente, o levantamento organiza informações repassadas pelas escolas sobre profissionais que contraíram a doença.

Quanto aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e materiais para reforçar os cuidados de higienização, conforme orientação dos órgãos de saúde, já estão disponíveis nas escolas os seguintes itens encaminhados pela SMED: máscaras de tecido adulto e infantil, dispensadores de álcool em gel, álcool 70% líquido, álcool 70% em gel, desinfetante, sabonete líquido, termômetro para aferição de temperatura, tapete sanitizante, viseiras, propé (EMEIs), totem com pedal, papel toalha, equipamento de oxi-sanitização e purificação de ambientes.

Ensino híbrido 

Previsto como alternativa no calendário escolar, o ensino híbrido será adotado em todas as etapas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, incluindo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste modelo, são combinadas ações na escola e de forma remota. Os estudantes são organizados em grupos e participam das atividades presenciais a partir de revezamento, enquanto outros colegas devem realizar os estudos em casa. Com o escalonamento, todos têm a oportunidade de frequentar a escola. De acordo com resolução do Conselho Nacional de Educação, cabe à família a decisão sobre a participação das crianças nas atividades presenciais ou apenas remotas.

Protocolos sanitários 

Detalhes sobre como os procedimentos de saúde serão adotados em cada escola foram definidos no Plano de Contingência, documento aprovado pelo Centro de Operações de Emergência (COE) Municipal Covid-19 e que descreve os protocolos sanitários e cuidados que serão seguidos no ambiente escolar. Além do plano, cada escola possui seu COE Local, grupo formado por pessoas de diferentes segmentos e responsável por acompanhar o cumprimento das medidas apresentadas no documento.

A partir de parceria entre as secretarias de Educação e de Saúde, estão sendo elaboradas estratégias para ampliação dos testes entre profissionais da educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 11 =