ESTÂNCIA VELHA – Departamento de Agricultura visita produtores para atualizar cadastro do rebanho de bovinos

Os profissionais da Semape também orientaram os produtores sobre a obrigatoriedade do preenchimento junto ao posto veterinário 

Médico veterinário da Semape visitando criadores de gado de Estância Velha – Crédito: Decom

Técnicos do Departamento de Agricultura, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Preservação Ecológica (Semape), iniciaram as visitas às propriedades rurais do município, com objetivo de instruir os produtores e atualizar as informações do cadastro do rebanho de bovinos. Somente na terça-feira, dia 16, oito criadores de gado foram visitados. Além de atualizar o cadastro, os profissionais da Semape orientaram os produtores sobre a obrigatoriedade do preenchimento junto ao posto veterinário da Guia de Trânsito Animal (GTA) quando houver deslocamentos de animais, estando sujeitos a multa caso não o façam. 

“As ações do Departamento de Agricultura terão maior foco de fiscalização de animais de produção no município, evitando trocas de animais, compra e venda sem a nota fiscal, e deslocamentos sem a GTA”, explicou a secretária Viviane Diogo. Já André Juchen, médico veterinário da Semape, pontuou que o controle das movimentações e comércio de animais é importante para um efetivo controle sanitário, evitando surtos de brucelose e tuberculose, por exemplo. “Doenças que podem ser transmitidas a humanos”, lembrou o profissional. 

Prazos  

O cadastro e envio da declaração de rebanho deve ser realizado até abril. Este ano, 105 propriedades deverão encaminhar a declaração. Informações podem ser obtidas por meio do telefone 3561-4050 (ramal 2241), de segunda a quinta-feira, das 12 às 18 horas, e nas sextas-feiras, das 7 às 13 horas. Nestes mesmos dias e horários, os produtores também poderão entregar presencialmente a Declaração Anual de Rebanho ao Departamento de Agricultura, que fica junto à Prefeitura, na rua Anita Garibaldi, 299.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 13 =