ESTADO – Gabriel Souza assume como novo presidente da Assembleia Legislativa do RS

Após acordo entre as quatro maiores bancadas, cada presidente tem um ano de mandato

Gabriel Souza, novo presidente da AL RS – Crédito: Divulgação

O deputado Gabriel Souza (MDB) foi eleito e assumiu, na manhã desta quarta-feira (3), a presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A chapa recebeu 50 votos favoráveis e cinco contrários. Gabriel assume no ano de 2021 após um acordo pluripartidário que vem garantindo, ao longo da Legislatura, o revezamento da presidência entre as quatro maiores bancadas, com um ano para cada.

A sessão solene de eleição e de posse foi híbrida, com o uso do plenário e transmissão pela TV e redes sociais. No discurso de posse, o deputado falou sobre a modernização da Assembleia para representar melhor a sociedade. “O povo quer e precisa ser representado, mas quer que seja de verdade, no seu tempo, com a sua velocidade, com as suas dores e com seu olhar. Não no tempo das instituições encasteladas, dos positivos isolados, das redomas corporativas, das ideologias cegas ou das burocracias mofadas”, disse.

Trajetória

Gabriel Vieira de Souza é natural de Tramandaí, e tem 37 anos. É médico veterinário, empresário e mestre em Direito e Cidadania. Liderança jovem do Movimento Democrático Brasileiro, o deputado está no segundo mandato. Foi reeleito em 2018 com a maior votação da bancada (52.953 votos).

Exerceu no primeiro mandato a presidência da Comissão de Constituição e Justiça e de 2016 a 2018 foi líder do governo na Casa, sendo um dos deputados mais jovens a assumir o cargo. Também respondeu pela liderança da bancada estadual do MDB. Antes de ser eleito para a AL-RS, em 2014, foi líder estudantil, presidente da Juventude do MDB-RS, presidente da Juventude Nacional do partido e integrante do Conselho Nacional de Juventude do Governo Federal. Também foi secretário de Planejamento de Tramandaí e secretário-geral da Associação dos Médicos Veterinários do Litoral Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × dois =